Evento de Culminância da Campanha O PROBLEMA TAMBÉM É MEU! Não à Violência Contras as Mulheres

Evento de Culminância da Campanha O PROBLEMA TAMBÉM É MEU! Não à Violência Contras as Mulheres

14/12/2017

“Entrei na luta da luta eu não fujo (...). Pra construir uma nova sociedade”. Essa luta é continua de todos os dias e anos até que todas as mulheres sejam livres, autônomas e dotadas de direitos de equidade de gênero. Até que se combatam todos os tipos de violência contra as mulheres existente em uma sociedade machista, preconceituosa e racista, que oprime e lapidam vidas diariamente. Na certeza que esse problema de todos/as que se encerra o ciclo de mais uma campanha de enfrentamento à Violência de Gênero, realizada há anos pelo Movimento de Organização Comunitária – MOC, que esse ano de 2017, teve como tema o PROBLEMA TAMBÉM É MEU! Não a Violência Contra as mulheres, em paralelo à Campanha de 16 Dias de Ativismo. Pelo Fim da Violência Contra Mulheres. Essa Campanha percorreu o objetivo de contribuir para desnaturalização da violência de gênero, dando visibilidade as diversas formas de violação dos direitos das mulheres, de modo que promova o seu acesso aos mecanismos de prevenção e enfrentamento a violência, neste ano, a Campanha teve uma dimensão regional, unindo-se a outras entidades, organizações de mulheres e feministas, como também redes e sindicatos, envolvendo municípios do Território do Sisal e o Território da Bacia do Jacuípe, na qual realizou nesse dia 13 de dezembro, no município de Valente, um momento de consolidação de suas atividades com esses municípios que trabalham com essa luta, instigando-os a continuar com as demandas e ações de enfrentamento à violência de gênero.

Leia mais
Audiência Pública sobre Cooperativismo Solidário aconteceu em Salvador

Audiência Pública sobre Cooperativismo Solidário aconteceu em Salvador

12/12/2017

O Movimento de Organização Comunitária - MOC participou nessa terça-feira, 12 de dezembro, no Auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, em Salvador, de uma Audiência Pública sobre Cooperativismo Solidário, através da representação da Coordenadora Geral Célia Firmo, da Coordenadora do Programa de Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários – PFEES Gisleide Carneiro, assim como técnicos/as do PFEES e membros de empreendimentos solidários das redes assessoradas pelo MOC, Arco Sertão Central e Cooperativa Rede de Produtoras da Bahia – COOPEREDE.

Leia mais
MOC vivenciou saberes e sabores no Encontro de Agricultores/as Experimentadores em Jacobina

MOC vivenciou saberes e sabores no Encontro de Agricultores/as Experimentadores em Jacobina

09/12/2017

Dentro de três dias de cantos e encantos, alegrias e aconchegos, além de muitas partilhas de saberes e sabores, que a Cooperativa de Trabalho e Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (COFASPI) realizou o seu 6º Encontro de Agricultores e Agricultoras Experimentadores/as, no município de Jacobina, na Bahia. O encontro acolheu agricultores/as, técnicos/as, estudantes, educadores/as, comunicadores/as, representantes de entidades parceiras e poder público, vindo de diversos territórios e municípios do Semiárido Baiano, para juntos celebrar as conquistas de um Semiárido rico em possibilidades e reafirmar nenhum direito a menos diante da atual conjuntura política que vem roubando e negando direitos de acesso as politicas púbicas ao povo.

Leia mais
Rede de Mulheres de Ichu se reuniu para avaliar as ações de enfrentamento à violência de Gênero

Rede de Mulheres de Ichu se reuniu para avaliar as ações de enfrentamento à violência de Gênero

09/12/2017

“Precisamos encorajar mais mulheres a se atreverem a mudar o mundo”. É nesse sentido que redes de mulheres feministas de diversos municípios onde o Movimento de Organização Comunitária - MOC atua e presta assessoramento a essas redes, se reúne constantemente para planejar e fortalecer as ações que garantam apoio às mulheres que sofrem violência, assim como encoraja-las a tomar as rédeas de suas vidas e voltarem a terem liberdade e autonomia sobre si, sobre suas vontades, desejos e sonhos. Nesse víeis, que o município de Ichu, realizou no dia 07 de dezembro, uma Reunião Municipal com lideranças feministas e profissionais de organizações de proteção às mulheres em situação de violência, contando ainda com a participação de Ádila da Mata do Programa de Gênero do MOC.

Leia mais
MOC realiza Jornada Avaliativa das Ações de Educação do Campo

MOC realiza Jornada Avaliativa das Ações de Educação do Campo

08/12/2017

No período de 06 a 08 de dezembro, o MOC realizou em Feira de Santana, uma Jornada Avaliativa das Ações de Educação do Campo Contextualizada, desenvolvidas através dos Projetos: CAT – Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo e Baú de Leitura. Em vários momentos e espaços, foram realizados Encontros com as Coordenações do CAT e Baú, Formação com Professores/as, Seminários com representantes da sociedade civil organizada e oficinas com direções de escolas do campo.

Leia mais
Intercâmbio de Crianças e Adolescentes para trocas de saberes sobre direto à Comunicação aconteceu no Maracujá

Intercâmbio de Crianças e Adolescentes para trocas de saberes sobre direto à Comunicação aconteceu no Maracujá

06/12/2017

Intercâmbio de troca de Saberes em Práticas Esportivas, Cooperativas e Educomunicação: como Inclusão, Cidadania e Desenvolvimento da Solidariedade Humana, entre crianças e adolescentes da comunidade de Jitaí, município de Retirolândia e Mucambinho do Município de Santaluz, aconteceu na comunidade do Maracujá de Conceição do Coité. A atividade faz parte do projeto: Esportes Cooperativos: Inclusão Social, Construção de Saberes e Cidadania no Semiárido, executado pelo Movimento de Organização Comunitária - MOC em parceria com Unesco - Criança Esperança.

Leia mais