Animais contribuem na geração de renda

11/04/2007

Criado em 2002, o Projeto Cabra Escola desenvolvido pelo MOC em parceria com o Laboratório Pfizer estimula a criação de caprinos como forma de gerar renda para as famílias de crianças que integram o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

No dia 13 de abril o projeto realiza no Parque de Exposições de Conceição do Coité a IV Feira de Caprinos e Ovinos. Durante esse dia, 100 famílias dos municípios de Tucano, Nordestina, Ichu, Retirolândia e Conceição do Coité têm a oportunidade de adquirir animais de outros municípios com o financiamento da Pfizer. Os recursos do financiamento captados pelo MOC são transferidos ao Conselho Gestor do Fundo Rotativo (COGEFUR), que disponibiliza o crédito através das cooperativas rurais. As famílias têm dois anos para começar a pagar o financiamento a juros muito pequenos.

De acordo com Ivamberg Silva, técnico do MOC que acompanha o projeto, as famílias podem escolher até quatro animais. Ele conta que a idéia de estimular a criação de caprinos já proporcionou o aumento de 38% na renda das famílias atendidas, além de ter reduzido em 40% a desnutrição infantil nas comunidades onde existe o Cabra Escola.

Paralelo à Feira de Caprinos e Ovinos, será realizada uma palestra sobre melhoramento genético e manejo sanitário destinada às famílias do projeto como forma de potencializar os trabalhos desenvolvidos nas propriedades.

O evento está marcado para às 9 horas e terá a distribuição de brindes e atrações musicais para animar os participantes.

Visita - No dia 12 de abril, integrantes do Laboratório Pfizer estarão visitando a comunidade de Boa Vista, em Serrinha, para conhecer de perto os resultados do projeto no município que foi contemplado em 2005. Nesse dia, os visitantes estarão colhendo depoimentos e fazendo o registro fotográfico da comunidade para inserir em um relatório que aborda a importância do projeto.