Programa alfabetiza jovens e adultos

04/04/2007

Criado em 2003, o Programa Mova Brasil tem proporcionado a alfabetização de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar na infância. A metodologia do trabalho, baseada em Paulo Freire, utiliza elementos do dia-a-dia para facilitar o aprendizado e fortalecer a cidadania. Agora, trabalhadores rurais que participam do programa podem viver uma nova realidade com a geração de renda estimulada pela Petrobrás.

Moradora da Fazenda Samambaia, no município de Conceição do Coité, a trabalhadora rural Francisca Pereira Costa é uma das brasileiras que não teve acesso à educação na infância. Agora, com 37 anos, ela tem a oportunidade de conhecer um novo mundo. “Não estudei por que meu pai não me colocou na escola e agora já sei até escrever meu nome”, disse Francisca. As aulas do Programa Nacional de Alfabetização são ministradas por educadores da comunidade, capacitados pelas equipes técnico-pedagógicas do Instituto Paulo Freire.

Para Isabel Silveira, coordenadora do Mova Brasil na Bahia, o principal objetivo do programa é promover a alfabetização de jovens e adultos, mas, também torná-los cidadãos mais atuantes. “As pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar, de certa forma estão excluídos, no entanto, o Mova Brasil surge para fazer a alfabetização. Nossa metodologia não está preocupada apenas em dar a eles a aquisição da leitura e da escrita, mas a partir de todo trabalho pedagógico também ajudá-los a se tornarem cidadãos mais ativos”, comentou a coordenadora.

Coordenador do Projeto Biodiesel da Petrobrás em Candeias, Davi Leal, disse que a empresa pretende apoiar o Mova Brasil com mais ênfase este ano. Segundo ele, o projeto visa contribuir para o fortalecimento da cidadania no país, fazendo com que as atividades educativas caminhem lado a lado com a geração de emprego e renda. “Com a chegada do projeto Biodiesel, nós temos a intenção de que nas comunidades onde acontece o Mova, principalmente nas comunidades rurais, a gente possa levar além da educação, a possibilidade dessas comunidades produzirem oleaginosas na planta do Biodiesel de cadeia”.

Para a coordenação do programa, ao estabelecer uma relação de parceria nos locais onde está sendo implantado, o Mova Brasil busca fortalecer as comunidades, entidades e rede pública, para que possam multiplicar e continuar a metodologia.