Rede de Produtoras cria cooperativa

28/03/2007

A Rede de Produtoras da Bahia, formada exclusivamente por mulheres que atuam nas áreas de alimentação e artesanato, fundou no dia 26 de março a Cooperativa da Rede de Produtoras da Bahia (Cooperede), que compreende 32 empreendimentos solidários em 17 municípios do interior do estado. Além da assessoria do Movimento de Organização Comunitária (MOC), os empreendimentos filiados a Cooperativa, contam com o apoio da Petrobrás e dos movimentos sociais das Regiões de Feira, Sisal e Jacuípe.

Segundo Patrícia Nascimento, coordenadora da Rede de Produtoras, a criação da cooperativa foi de extrema importância, sobre tudo para buscar solucionar os problemas enfrentado pelos empreendimentos em relação a nota fiscal e as dificuldades encontradas no acesso ao crédito. “Esse momento marca uma nova trajetória de nós mulheres, com um destaque especial para a busca da independência. Somos imensamente gratas a entidades que assim como nós acreditaram nesse sonho. Uma etapa foi vencida,mas estamos certas que outros desafios virão e juntas vamos vencer todas as etapas, afinal, Rede é Rede”, afirma emocionada Patrícia Nascimento.

A fundação da cooperativa aconteceu no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), com a participação de 140 pessoas, entre representantes das entidades que trabalham com agricultura familiar, sindicatos e outras organizações. Durante o evento aconteceu o seminário sobre a certificação da produção, apresentado por Urbano Carvalho, presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES-Bahia), Danilo Uzeda, representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e Guilherme Souza, representante da Superintendência de Agricultura Familiar do Estado da Bahia.

Naidison Baptista, Secretário Executivo do MOC, destacou durante a discussão a importância desse passo para o desenvolvimento da Rede de Produtoras e da certificação para os produtos. “Este é um dia de festa para as mulheres que estão vendo a concretização do seu trabalho, mas também é preciso estar em busca de uma certificação para dar mais garantia aos produtos que são comercializados pela rede”, afirma.

O representante da Superintendência de Agricultura Familiar ressaltou a importância da iniciativa para a Rede de Produtoras. “Este momento inicial é importante para que as mulheres alcancem seu espaço de independência, tendo uma renda que seja fruto do seu trabalho. Para realização dessas ações a Superintendência de Agricultura Familiar se coloca a disposição para apoiar iniciativas como essa que ajudam no crescimento coletivo”, afirma Guilherme Souza.

Paralelo aos debates, as mulheres fizeram uma exposição de doces e artesanatos produzidos pelos empreendimentos filiados à Rede. “Foi um momento de muita alegria e festa, mas para nós, um momento marcado também por muitos desafios. Agora é tocar os processos e buscar cada vez mais qualidade na produção de todos os nossos produtos. Viemos para fazer a diferença e contribuir no desenvolvimento da nossa região”, relata Valmira Lopes, Secretária da Cooperede.

No final do evento a alegria e animação ficaram por conta do Grupo Mulheres que Cantam e Encantam que fazem parte do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais das Regiões do Sisal, Feira e Recôncavo.