Agricultores familiares contribuem com segurança alimentar

21/03/2007

Localizado na Região Sisaleira da Bahia, o município de Ichu mostra que é possível aliar desenvolvimento com segurança alimentar. Mobilizados pela campanha Nossa Agricultura é Familiar, realizada pelos Movimentos Sociais do Sisal e Bacia do Jacuípe, 20 famílias que fazem parte da Associação Comunitária Centro São João de Deus estão fortalecendo a economia local e proporcionando o aumento da renda.

Com capacitações técnicas sobre produção e comercialização, a associação está produzindo bolos, sequilhos, biscoitos e polpa de frutas. Com apenas dois meses de trabalho, a comercialização de alimentos como aipim, ovos de galinha caipira e leite também está presente nas feiras livres de localidades e cidades vizinhas.

Mas o destaque dessa produção e comercialização está na parceria estabelecida com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Com a assessoria do Movimento de Organização Comunitária (MOC), a CONAB, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), está comprando os produtos da agricultura familiar que depois são distribuídos pela própria associação para o Clube das Mães, Creche Hermelino Carneiro, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e para a Associação Comunitária Rural de Nova Esperança, ajudando a potencializar o trabalho dessas entidades.

Dessa forma, 520 pessoas que se encontravam na situação de insegurança alimentar passam a ter acesso diariamente a alimentos de qualidade. Ao mesmo tempo que garante uma segurança alimentar e nutricional, essa parceria está promovendo também o fortalecimento da agricultura familiar na região. “Os resultados dessa parceria começam a aparecer com o aumento da renda entre as famílias”, informou Maria Dalva, presidente da associação. Ela disse ainda que existe a possibilidade de outros convênios com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares, com a Secretária de Ação Social e Apaeb do município.

O que é PAA? -

Criado em julho de 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos incentiva a agricultura familiar adquirindo produtos agropecuários produzidos por agricultores familiares que se enquadrem no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Após a aquisição, esses produtos são distribuídos para pessoas que se encontram em situação de insegurança alimentar.