Contagem regressiva: Sociedade civil prepara conferência

14/03/2007

A III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada de 3 a 6 de julho no Ceará, será precedida pelas conferências regionais e estaduais. Na Bahia, acontecem 12 encontros regionais e um deles será em Feira de Santana nos dias 27 e 28 de março, na Pousada Central.

Esses eventos têm como objetivo construir um sistema nacional que assegure de forma sustentável o direito humano à alimentação adequada para toda população brasileira. A Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN) que institui o Sistema já foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República no ano passado.

Naidison Baptista, representante da Articulação do Semi-árido (ASA) no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e Secretário Executivo do Movimento de Organização Comunitária (MOC), afirma que as práticas e conceitos das organizações participantes da ASA sempre estão presente no CONSEA e deverão perpassar pelos debates das conferências.

No CONSEA, o papel da ASA é estar pautando as questões do semi-árido, como uma reforma agrária adaptada à realidade da região, uma assistência técnica baseada na agroecologia e a captação da água da chuva para o consumo humano e produção.

Por um Desenvolvimento Sustentável com Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, este é o lema das conferências. Na plenária realizada em Feira de Santana, participaram três representantes de cada um dos 31 municípios que compõem o coletivo regional.

Naidison Baptista chama atenção das entidades e das prefeituras para definirem logo seus representantes. “O MOC é responsável por mobilizar as pessoas dos municípios e incentivar a sociedade civil e o poder público a escolherem os seus representantes”, disse o Secretário. Outras organizações de cunho regional devem estar participando do encontro, como o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Pólo Sindical de Feira de Santana, Pastoral da Criança e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável dos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe.