Semana das Mulheres

07/03/2007

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, teve inicío no dia 06 de março na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a III Semana das Mulheres com tema Territorialidade, Feminismo e Economia Solidária.

Segundo a organização do evento, esse tema foi escolhido após um ano discutindo sobre o fortalecimento do Território da Bahia e devido à necessidade de revisar criticamente a história dos movimentos sociais feministas no Brasil como informou a professora da UEFS, Sônia Cerqueira.

Como parte integrante da programação da Semana, foi iniciada no dia 06 de março a Plenária de Economia Solidária. Para Gisleide do Carmo, técnica do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar do MOC, a plenária foi pensada para fortalecer o Fórum Baiano de Economia Solidária e criar propostas de políticas públicas na área. Participaram da Plenária entidades dos Territórios do Litoral Norte, Recôncavo, Portal do Sertão, Sisal e Bacia do Jacuípe. Gisleide disse que com o fortalecimento do Fórum Regional, esses territórios podem ter mais representatividade no Fórum Estadual de Economia Solidária que acontece no inicío de maio, em Feira de Santana.

Até sexta-feira (09.03) os participantes podem visitar a Feira de Economia Solidária, com artesanato e produtos da agricultura familiar. A feira tem a participação de 228 empreendimentos solidários ressaltando a importância da mulher no processo de organização, produção e comercialização.

Cultura Regional -

No Dia Internacional da Mulher, uma data vinculada às reivindicações femininas por melhores condições de trabalho, as mulheres trabalhadoras rurais das regiões de Feira de Santana, Sisal e Litoral Norte da Bahia mostram que mesmo com as dificuldades da luta diária na roça, é possível fazer algo novo.

No dia 08 de março será lançado o CD do grupo Mulheres que Cantam e Encantam, produzido pelo MOC e Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura (AMAC) com o apoio do Ministério da Cultura (Minc). O CD é parte integrante de uma coletânea que reúne os elementos culturais da Região Sisaleira que será lançada ainda esse ano.

Para Jaci Barreto, coordenadora do grupo, as músicas representam a realidade e a cultura das sertanejas. “As músicas mostram a luta do nosso dia-a-dia e o trabalho que desenvolvemos nas comunidades”, afirmou Jaci.

Analice Carvalho, ex-diretora do grupo, lembra que a música que mais chama atenção é a “Mandacaru”. Segundo ela, a música causa uma emoção muito forte nas mulheres por que relembra a seca que atingiu a região nos anos 60. “Durante o período da seca, que foi a mais forte que já aconteceu, as mulheres tinham que se alimentar da palma”, disse Analice.

O lançamento do CD está marcado para às 18 horas, no Palco Arte, em frente ao módulo 2.

Mobilização -

O Dia Internacional da Mulher também será marcado por seminários e palestras nas cidades de Valente e Retirolândia. No município de Valente, o movimento social da cidade antecipou para o dia 07 de março o seminário Mulher Construindo Cidadania que vai levantar a discussão sobre a documentação das mulheres. Com os encaminhamentos do seminário, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais em parceria com a Câmara de Vereadores realiza no dia 08 de março, às 18 horas, uma sessão especial na Câmara para discutir a trajetória de 20 anos de luta das mulheres.

Em Retirolândia, acontece na Escola Valdeci Lobão às 13 horas, uma palestra sobre o meio ambiente e outra palestra com a advogada Daniela Leão que vai tratar da igualdade de gênero. Após as palestras serão apresentadas peças teatrais com o tema do meio ambiente e outras demonstrações culturais.