Educomunicação nas ações do MOC

14/11/2006

Como parte da proposta de democratizar a comunicação, o MOC desenvolve desde 2005 ações de educomunicação nas escolas do campo. Dentro dessa proposta, os educadores são estimulados a trabalharem a produção de mídias educativas como programas de rádio e boletins, estimulando a participação ativa de crianças e adolescentes nos processos de construção desses meios. Ao mesmo tempo, os educadores promovem debates e a reflexão crítica dos conteúdos veiculados na grande mídia.

Em 2006, o MOC aceitou um desafio: Incluir a educomunicação no dia-a-dia escolar de 10 escolas com metodologia do campo. As escolas foram selecionadas pelos coordenadores municipais do projeto Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo (CAT) dos municípios de Conceição do Coité, Retirolândia e Valente, sendo que os próprios municípios foram os responsáveis pelas escolhas das escolas, turmas e professores.

Para obter resultados positivos, o Programa de Comunicação do MOC realizou oficinas de produção de programas nas 10 escolas, oficinas de capacitação de educadores em educomunicação nas mídias rádio e jornal e produziu, em parceria com a Agência Mandacaru, o Jornal Giramundo que serve de instrumento pedagógico e ajuda a fazer uma leitura da realidade.

Em seu relatório final sobre as ações de educomunicação, Paulo Marcos, técnico do programa de comunicação, aponta que houve avanços nos municípios trabalhados. Em Valente por exemplo, as escolas estão produzindo jornal mural e boletins e fazendo a distribuição nas demais escolas. Além disso, houve a gravação do programa Encontro na Sala que teve a participação das famílias dos estudantes.

Na comunidade de Lagoa Grande, no município de Retirolândia, os alunos foram além das gravações do Encontro na Sala e com muita criatividade improvisaram uma caixa de som, um microfone e um aparelho de cd e fizeram uma rádio. Todos os dias durante o intervalo eles apresentam o programa. Os professores de Lagoa Grande informaram que a educomunicação despertou nos estudantes o gosto pela comunicação e que os alunos estão mais atentos aos programas jornalísticos e sempre levam questões veiculadas na mídia para a sala de aula.

Já no município de Conceição do Coité, além do interesse pela leitura, os alunos passaram a valorizar mais as rádios da região, fazendo com que seus pais também escutem os programas.

Mesmo com algumas dificuldades, os professores percebem a importância de continuar realizando esse trabalho. Através da educomunicação do campo, os alunos e também os professores tiveram um aumento na auto-estima. Paulo Marcos diz ser gratificante perceber o quanto os alunos estão íntimos do rádio e quem sabe, em alguns anos, possamos ter novos comunicadores na região.

No dia 08 de novembro, foi realizado no município de Conceição do Coité uma avaliação das ações realizadas durante o ano. Nessa reunião, os participantes sugeriram que o MOC realize um seminário sobre o assunto e que as prefeituras locais pensem na possibilidade de ampliar o projeto.