Encontro Estadual avalia ações da ASA

25/10/2006

Cerca de 14 microregiões que compõem a Articulação do Semi-árido (ASA) na Bahia estiveram reunidas de 23 a 25 de outubro no Centro Diocesano Papagaio, em Feira de Santana. O evento teve como objetivo debater e elaborar pontos que serão abordados durante VI Encontro Nacional da ASA (EnconAsa) que acontece, entre os dias 20 e 24 de novembro de 2006, em Crato (CE). Na Região Sisaleira o Movimento de Organização Comunitária (MOC) é quem coordena a articulação.

De acordo com a Secretária Regional da Cáritas Nordeste, Cleuza Alves da Silva, uma das maiores conquistas deste processo de articulação da ASA foi conseguir fortalecer e mobilizar as diversas entidades do movimento social, famílias e comunidades para uma nova realidade no semi-árido brasileiro. “Estamos conseguindo consolidar uma caminhada mais articulada onde todos os aspectos que compõem a convivência com o semi-árido são debatidos e aprofundados. Além disso, vale destacar o fato de que aos poucos nossas experiências têm se transformado em políticas públicas”, afirmou Cleuza.

Durante o encontro foram apresentadas, através de um “Carrosel”, várias experiências que se destacaram em alguns municípios nos eixos de educação contextualizada, produção agroecológica, juventude, segurança alimentar, acesso a terra e economia solidária. As experiências de Mercado de Economia Solidária e de Beneficiamento e Comercialização de produtos caprinos foram apresentadas no Carrosel por José da Rocha Coqueiro, coordenador do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) na Unidade Gestora Centro de Agroecologia no Semi-árido, em Guanambi.

Segundo ele, o carrosel possibilita que várias pessoas conheçam e discutam as diversas experiências de convivência com a seca. “Estas experiências apontam para a possibilidade de desenvolvimento sustentável do semi-árido e são experiências que nasceram dos agricultores rurais apoiados pelas organizações e entidades do movimento social. Este encontro foi bastante rico e valioso no que diz respeito a termos uma visão mais ampla de como intervir com propostas de políticas públicas no novo governo que se iniciará”, concluiu. O Beneficiamento e Comercialização de produtos caprinos é uma ação fundamentada no criatório de caprinos e ovinos, produção de embutidos e defumados da carne caprina e ovina de forma artesanal.

Na oportunidade, foram escolhidos quatro delegados (as) que deverão representar a Região Sisaleira no próximo EnconASA. Trata-se de Ezequiel Santiago, representante da Fatres, Geane Cléia Pereira, Coordenadora de Monitores do PETI de Riachão do Jacuípe, Jucélia Silva Santos, Mulher Pedreira de Teofilândia e Jairo Ferreira Santana, de Retirolândia, que apresentará a experiência de barragem subterrânea.

EnconASA

O próximo EnconASA busca avaliar o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência no Semi-Árido: Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC), e possui o tema “Agricultura Familiar: tecendo vida, fomentando sonhos e construindo novas relações sociais no semi-árido brasileiro”. O Encontro está sendo pensado como um momento de construção de novas propostas de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável do semi-árido, e também como um momento de avaliação das dinâmicas da ASA.

Através de suas iniciativas a ASA está mostrando que é possível viver no semi-árido, valorizando o que ele tem de melhor que é a força de sua gente. Através de um método simples e eficiente, o P1MC tem conseguido mobilizar e capacitar famílias, garantindo uma convivência adequada e digna com a região.

Até agosto deste ano o programa já havia mobilizado 167.234 famílias, e dessas 151.682 foram capacitadas em Gerenciamento de Recursos Hídricos, mais de 151 mil cisternas já foram construídas e outras 2 mil estão em construção.