Wagner assinou compromisso com o movimento social

04/10/2006

O novo Governador da Bahia eleito, em 1º de outubro, será cobrado pelas organizações sociais da Região Sisaleira pelos compromissos que assumiu para o semi-árido durante a campanha. Objetivando discutir com candidatos da esfera legislativa e executiva prioridades de Políticas Públicas para os Territórios do Sisal e Vale do Jacuípe, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) e as organizações sociais, promoveram dia 24 de agosto de 2006, o Seminário Regional de Propostas de Políticas Públicas do Semi-árido. Wagner foi o único dos candidatos ao governo que atendeu o chamado das organizações. Na agenda política assinada pelo então candidato estão eixos importantes para o desenvolvimento da Região: Agricultura Familiar; Acesso à Água e a Terra; Educação; Segurança; Assistência Técnica Rural; Geração de Trabalho e Renda; Saúde; Cultura;Esporte e Comunicação Social.

Naidison Baptista, Secretário Executivo do MOC, informou que nos próximos dias a região deverá convocar a nova equipe de governo para outro debate. “Não podemos deixar a coisa correr solta. É importante que agora nós façamos valer esse compromisso do Jaques Wagner. O movimento colocou um conjunto de propostas para o desenvolvimento sustentável da região e ele foi favorável”, informou Naidison.

Na oportunidade, Jaques Wagner garantiu mais investimentos no semi-árido e confirmou o apoio ao movimento social. Na área da Agricultura Familiar segundo Wagner o governo irá criar a ARAF (A Rede de Agricultura Familiar) para potencializar o investimento no campo. “O Estado tem que estender a mão aos agricultores familiares e nós iremos investir neste setor. Agricultura Familiar não pode ser tratada como agricultura de fundo de quintal”, afirmou Wagner.

A erradicação do trabalho infantil uma das prioridades do atual governo conseguiu transformar a região que tinha altos índices de exploração da mão de obra infantil. Mas o problema ainda não está resolvido. “O PETI foi debatido com Wagner ligeiramente no evento de agosto, mas os atores do programa devem correr atrás de um debate específico sobre isso porque não podemos retroceder. O PETI da Bahia é reconhecido nacionalmente como modelo”, contou Naidison.

As organizações envolvidas na agenda políticas são: os Pólos Sindicais do Sisal e Jacuípe, Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (Ascoob), Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR), Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (APAEB) e Coletivo Regional de Jovens.

Quem é Wagner?

Jaques Wagner nasceu no Rio de Janeiro, tem 55 anos de idade. É casado com Maria de Fátima Carneiro de Mendonça e tem três filhos. Sua atividade política se inicia a partir de 1968 no movimento estudantil, quando presidiu o diretório acadêmico da Faculdade de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Entre as áreas de atuação de Wagner estão projetos de controle de alimentos geneticamente modificados e na regulamentação das rádios comunitárias pela democratização dos meios de comunicação.

Entrevista

A entrevista completa com Secretário Executivo do MOC, Naidison Baptista, você pode acompanhar no site www.moc.org.br/radio através do programa Encontro com as Comunidades que também vai ao ar sábado às 6h30 da manhã nas rádios comunitárias da Região Sisaleira. Na entrevista Naidison ainda fala sobre o segundo turno e do papel do movimento social neste momento eleitoral.