Parceiros Por Um Sertão Justo: ligando Brasil e Grécia com vínculos de solidariedade

20/09/2006

“Seu” José Adalberto, de 46 anos, morador do sítio Lagoa Funda, na comunidade de Terra Branca, município de Riachão do Jacuípe, enfrenta várias dificuldades para conviver com a dura realidade do Sertão. Casado e pai de dois filhos, “Seu Beto” como é conhecido é uma pessoa simples que pouco lê e escreve. “Não tive interesse pelos estudos, passei muitos tempos freqüentando escolas mas tive dificuldade em aprender”, lamenta Beto. Os filhos dele também passam por alguns contratempos, para ir a escola enfrentam caminhadas de cerca de 6 km todos os dias.

Este trabalhador rural que há 26 anos é cevador, ou seja, desfibra o sisal no motor, ganha em média R$ 200,00 por mês, única renda da família. Seu Beto disse estar cansado da longa jornada que tem que passar diariamente. “É cansativo. Ter que ficar em pé direto o cara cansa, né?”.

Objetivando promover melhorias na vida de pessoas como seu Beto, o MOC está iniciando um novo projeto na Região Sisaleira. Trata-se do “Parceiros por um Sertão Justo” que já começou a cadastrar as crianças que serão atendidas no sistema de vínculos solidários.

O projeto é desenvolvido em parceria com a ActionAid Brasil, uma organização sem fins lucrativos, com sede na Inglaterra e escritório no Brasil. A ActionAid Brasil iniciou suas atividades em 1999, definindo como áreas prioritárias de trabalho o nordeste rural e as grandes regiões metropolitanas do sudeste. Com base numa estratégia nacional, a entidade busca identificar como parceiros os movimentos sociais e ONGs atuantes com projetos de desenvolvimento local nas áreas de maior pobreza e desigualdade social.

Grécia e a Região Sisaleira – unidos por vínculos solidários

Segundo Neuma Farias, assistente de vínculos solidários da ActionAid, esses vínculos formam um elo que liga as crianças a doadores. “Temos doadores na Itália, Inglaterra e Grécia. O Parceiros Por Um Sertão Justo contará com as doações de pessoas físicas da Grécia. Ou seja, uma pessoa da Grécia vai doar todo mês uma quantia para essa criança. O doador vai acompanhar essa criança através de mensagens, fotos e relatórios enviados duas vezes por ano a condição de vida dessas crianças”, afirmou.

Diante disso, em breve seu Beto estará trocando experiências com pessoas como dona Irene que mora em Atenas e trabalha no Ministério da Defesa. Irene é uma das doadoras da ActionAid. Casada com um motorista chamado John e tem um filho, Michael que possui 14 anos. Em uma das cartas enviada para uma criança brasileira ela conta que seu filho Michael vai para a escola e quando crescer, quer ser um jogador de futebol. E que ele gosta de jogar futebol, quando tem tempo livre. Essa também é uma realidade de muitas crianças do Brasil.

Apoiando famílias da Região Sisaleira

Nos próximos anos o projeto Parceiros Por Um Sertão Justo apoiará cerca de 2.400 famílias em 60 comunidades rurais dos municípios de Araci, Quijingue, Serrinha, Conceição do Coité, Ichú e Riachão do Jacuípe. Como experiência piloto, já foram cadastradas cerca de 67 crianças na Comunidade de Terra Branca, local em que Seu Beto reside, e nesta semana outras localidades serão contempladas com o cadastramento. As organizações sociais destes municípios junto ao MOC pretendem alcançar 2.000 crianças inscritas no sistema de vínculos solidários até 2008. O processo de sensibilização das famílias e cadastramento das crianças teve inicio este mês com 800 inscrições sendo encaminhadas até o final de outubro.

A assistente da ActionAid no Brasil disse que a organização trabalha no Nordeste Brasileiro com a questão do fortalecimento da agricultura familiar, construção de cisternas, banco de sementes, além de outras estratégias de desenvolvimento. Nas grandes metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo, a ActionAid trabalha com reforço escolar, práticas de esportes e políticas públicas.

As crianças como os filhos de seu Beto serão beneficiadas de diferentes formas com a implantação do projeto: de um lado estará a elevação das condições de vida das famílias onde elas estão inseridas. A reorganização do sistema de produção de modo a tornar as propriedades mais rentáveis e mais sustentáveis é uma das ações de apoio do projeto.

O MOC vai oferecer uma assistência técnica inovadora, de acordo com a realidade e com os princípios da agroecologia. O aprimoramento produtivo nas unidades familiares tem rebatimento direto na ampliação da renda e, por conseqüência, das condições de alimentação e saúde das crianças. Neste âmbito o projeto contribuirá muito com a segurança alimentar e nutricional das crianças e suas famílias.

O projeto Parceiros por Um Sertão Justo possibilitará uma melhor qualificação do ensino nas escolas onde estas crianças estão matriculadas, uma vez que a forma de ensino baseado na metodologia do CAT (Conhecer, Analisar, Transformar) desenvolvido pelo MOC e a introdução do Baú de Leitura atingirá diretamente as crianças, transformando a escola em um ambiente agradável e prazeroso, produzindo conhecimentos para o desenvolvimento das próprias comunidades e envolvendo os pais nesta caminhada.