Mãos que Trabalham: novas perspectivas para mulheres do campo

13/09/2006

As mãos que sempre se esforçaram para ajudar no sustendo da família, trabalhando de sol a sol, muitas vezes em trabalhos árduos e pesados para a fragilidade feminina, agora ganham novas perspectivas de trabalho e renda. Trata-se do projeto Mãos que Trabalham, desenvolvido pelo MOC, Rede de Produtoras da Bahia e Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR) para fortalecer 25 grupos de produção organizados por mulheres do campo de Feira e Região Sisaleira.

O projeto que conta com o patrocínio da Petrobrás tem como objetivo capacitar esses grupos dentro dos princípios da economia solidária para que se tornem alternativas sustentáveis de trabalho e renda e favoreçam a transformação qualificada na vida das mulheres envolvidas, promovendo a cidadania.

De acordo com Célia Firmo, coordenadora do projeto e técnica do MOC, o projeto Mãos que Trabalham foi criado para contribuir na autonomia e independência financeira de trabalhadoras rurais. Segundo ela, o MOC realizou um diagnóstico para identificar as atividades produtivas que estas mulheres já estavam desenvolvendo. “Observamos que as mulheres realizam as atividades mais variadas, desde o artesanato em tecidos, palhas e fibras, beneficiamento de frutas e da mandioca até mulheres com pequenos criatórios de galinhas caipiras e horticultura. O projeto vai capacitar essas mulheres para a comercialização desses produtos”, afirmou Célia.

Neide Dias do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR) de Retirolândia, afirma que o projeto está fortalecendo os grupos de produtoras do município. “As mulheres estão mais articuladas. Os grupos já eram formados, mas faltava incentivo financeiro e humano. Apesar de ser apenas o início acho que no futuro vamos colher bons frutos desse projeto. Estou realizada em participar deste movimento”, conclui Neide. Serão contemplados 10 municípios do semi-árido baiano (Araci, Conceição do Coité, Feira de Santana, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Santa Luz, Santa Bárbara, Serrinha, Teofilândia e Valente), nos quais jovens monitoras acompanharão os empreendimentos econômicos solidários e farão a capacitação das integrantes dos grupos.

Segundo Maria José, Secretária de Jovens e Mulheres do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Riachão do Jacuípe, no município três grupos que fazem parte do projeto já estão se organizando melhor depois do início do projeto. “Este projeto vem incentivar as mulheres a participarem e atuarem na busca pela geração de renda. Além de servir como exemplo para que outras trabalhadoras rurais se organizem em grupos”, pontuou.

Para apresentar o projeto aos meios de comunicação de Feira de Santana e Região Sisaleira, o MOC está promovendo nesta sexta-feira (15/09) um Café da Manhã. O evento acontece às 07h30 na Pousada Central, em Feira de Santana (Rua Marechal Deodoro, S/N, Centro). Na oportunidade, profissionais de comunicação poderão entrevistar integrantes de grupos organizados por mulheres do projeto e o representante da Petrobrás, Sr. Luis Carlos C. Santos.