Seminário debate comunicação na Região Sisaleira

06/09/2006

73% das entidades sociais da Região Sisaleira da Bahia não dispõem de recursos financeiros específicos para a comunicação. Este é um dos dados de uma pesquisa inédita realizada entre abril e agosto deste ano pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com a Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura. Os dados serão apresentados durante o 5º Seminário Regional de Comunicação da Região Sisaleira a ser realizado, quinta-feira (14/09), a partir das 9h, no auditório do Sicoob-Coopere, em Valente, que procura responder a questão: Como está a comunicação nas organizações sociais?

O evento tem como objetivo debater alternativas que contribuam para o desenvolvimento da comunicação comunitária e apresentar dados inéditos sobre a realidade da comunicação institucional de 15 entidades de caráter regional. São elas: Pólo Sindical do Sisal, Pólo Sindical do Jacuípe, Codes Sisal, Codes Jacuípe, APAEB Valente, APAEB Serrinha, APAEB Araci, ARCO-Sertão, ASCOOB, SICOOB Coopere, SICOOB Feira, SICOOB Itapicuru, SICOOB Sertão, MMTR Regional e CEAIC.

Para Nayara Silva, coordenadora da aplicação da pesquisa, conhecer melhor os motivos para a fragilidade do movimento social na área de comunicação nos Territórios Rurais do Sisal e Bacia do Jacuípe foi o objetivo da pesquisa. “Descobrimos onde existem as principais lacunas nas entidades. No seminário, pretendemos debater esses achados com as entidades e os comunicadores e encontrar as melhores maneiras de superá-las”, afirma Nayara.

De acordo com Teodomiro Paulo do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riachão do Jacuípe, foi a partir de um simples trabalho de comunicação que o STR começou a crescer. Ele lamenta o fato, porém, das entidades não darem a devida importância para esta questão. “O que está faltando é uma conscientização do quanto o investimento em comunicação dá um retorno rápido para a entidade. Não é prejuízo investir em comunicação, pelo contrário, é essencial. Depois que colocamos um programa de rádio, o nosso sindicato avançou muito”, afirmou Teodomiro.

Representantes de várias entidades dos Territórios Sisal e Jacuípe e de outras regiões, além de comunicadores comunitários e integrantes do movimento social participarão no seminário que conta com o apoio da Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura, UNICEF e da Associação de Rádio e TV Comunitárias do Território Sisaleiro (ABRAÇO-Sisal).


DOWNLOAD DO ANEXO