Valorizando o que é da terra

30/08/2006

“Nossa Agricultura é Familiar”, este é o tema da campanha de valorização dos produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Região Sisaleira lançada pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretária de Desenvolvimento Territorial e Movimentos Sociais dos Territórios Rurais do Sisal e Bacia do Jacuípe.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população dos Territórios Rurais para o consumo e valorização de produtos agroecológicos, além de incentivar a comercialização e a divulgação por parte dos empreendimentos da economia solidária. “É uma grande mobilização em prol da igualdade de produção familiar e inclusão social e econômica do homem do campo”, afirma Naidison Baptista, Secretário Executivo do MOC.

De acordo com Nayara Silva, Coordenadora da Campanha, a assessoria de comunicação será uma das ferramentas utilizadas para dar visibilidade à mesma. “Contamos com o apoio da Agencia Mandacaru, que estará abordando até dezembro deste ano diversos temas ligados a essa área. Além disso, 19 rádios comunitárias estarão transmitindo depoimentos de agricultores familiares e entidades parceiras no trabalho”, afirma Nayara.

Outros meios de comunicação estão sendo estimulados a debater a campanha e a questão da Agricultura Familiar que está se destacando como uma das formas mais eficientes de promoção do desenvolvimento sustentável. De acordo com o MDA, a Agricultura Familiar é responsável por mais de 40% do valor bruto da produção agropecuária no Brasil e suas cadeias produtivas correspondem a 10% de todo o PIB (Produto Interno Bruto) do País.

Boa parte dos produtos da Agricultura Familiar constitui a base da economia local. Dos 20 municípios do Território Rural do Sisal, a Agricultura familiar está presente em 93% das propriedades e garante o sustento de 189.370 trabalhadores e trabalhadoras rurais, equivalendo a 76% da população economicamente ativa local.

Recentemente agricultores familiares de todo país puderam comemorar a sanção da Lei 11.326/06, que estabelece a Política Nacional de Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. A lei reconhece a Agricultura Familiar como segmento produtivo e representa um novo marco para as políticas públicas destinadas ao desenvolvimento rural, desde a fase de elaboração até a implementação, execução e gestão de recursos.


DOWNLOAD DO ANEXO