Avaliação mostra a cara dos municípios do semi-árido

23/08/2006

Os 124 municípios do semi-árido baiano inscritos no Selo UNICEF Município Aprovado 2006, estão passando por um processo de avaliação das políticas voltadas para infância e adolescência. A metodologia do projeto prevê até o final de setembro a realização de Fóruns Comunitários de Avaliação dos indicadores de gestão das políticas públicas.

Mediadores, articuladores e Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente conheceram os procedimentos para a realização dos fóruns durante um seminário realizado nos dias 10 e 11 de agosto, em Salvador. “Estamos acompanhando e fiscalizando todo esse processo para chegarmos depois aos municípios que vão receber o selo”, afirmou Ruy Pavan, coordenador do UNICEF na Bahia.

Os eventos em cada município serão coordenados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e terão um mediador selecionado pela organização não-governamental Juspopuli – Escritório de Direitos Humanos. Os profissionais representam à metodologia do Selo UNICEF para garantir o diálogo entre os membros do fórum e registrar a avaliação qualitativa feita pela comunidade. O resultado positivo das políticas em debate irá somar pontos para o município que concorre à certificação.

De acordo com a metodologia do Selo, os participantes do Fórum, identificados pelo Conselho, serão representantes de entidades da sociedade civil organizada, como organizações não governamentais (ONG), sindicatos de trabalhadores e associações comunitárias.

Os técnicos que serão enviados pelo UNICEF para acompanhar os Fóruns Comunitários de Avaliação do Selo estão sendo capacitados pelo organismo internacional em parceria com a Juspopuli.


DOWNLOAD DO ANEXO