Agência Mandacaru: Há um ano divulgando e valorizando o semi-árido

11/07/2006

“A Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura (AMAC) é o grande resultado de um longo processo de formação e qualificação de jovens da região sisaleira da Bahia na área de Comunicação Social”. Foi com essa frase que Camila Oliveira, componente da entidade, iniciou a cerimônia de inauguração da sede da instituição e aniversário de 1 ano de trabalhos realizados. O evento aconteceu na última sexta-feira (07/07), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Retirolândia (STRAF).

Durante o evento foi exibido um vídeo, produzido pelo Instituto Credicard, sobre o Programa Jovens Escolhas em Rede com o Futuro, exibindo imagens e depoimentos de jovens participantes do programa. Sílvia Esteves, representante do Credicard, participou do encontro e se emocionou ao rever os jovens egressos do Projeto Comunicação Juvenil e relembrar das primeiras ações realizadas. “Temos uma crença forte na capacidade dos jovens. É orgulhoso poder ter contribuído para esse sucesso e ver o resultado que para nós é muito gratificante”, afirmou Esteves.

A Agência Mandacaru foi constituída em 2005 e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e sustentável dos territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe, através da prestação de serviço de comunicação social. Atualmente é gerida por 8 jovens oriundos do Projeto “Comunicação Juvenil”, realizado em 2002/2004 pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com o Instituto Credicard e Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF). Cerca de 22 municípios da Região Sisaleira estão sendo contemplados com as ações da entidade com o objetivo de divulgar e dar visibilidade as ações realizadas e as manifestações culturais do semi-árido baiano.

Ao longo deste primeiro ano de existência a AMAC tem trabalhado na produção de notícias voltadas para temáticas de promoção e desenvolvimento territorial, valorização da agricultura familiar, incentivo a convivência do semi-árido, resgate da cultura popular e combate ao trabalho infantil. No inicio deste ano, a entidade recebeu o Prêmio Mídia Sertão Social, um reconhecimento do MOC pela série de matérias produzidas sobre as Pedreiras do município de Santa Luz. As reportagens foram produzidas pelo núcleo técnico de rádio da Agência.

Segundo Klaus Minihuber, coordenador do Programa de Comunicação do MOC, foi um ano repleto de trabalho e sucesso. “Estamos vendo pouco a pouco este crescimento e cada vez mais surgem trabalhos de boa qualidade produzidos pela agência. Das 5 matéria mais lidas no site institucional do MOC, 3 foram elaboradas pela Agência Mandacaru, o que demonstra a importância de uma agência de comunicação na região, próxima dos acontecimentos, fatos e das pessoas ”, concluiu Minihuber.

Lançamento - Durante o evento, foi lançado o livro Jovens Escolhas em Rede com o Futuro, produzido pelo Instituto Credicard, resgatando os trabalhos desenvolvidos por todas as entidades envolvidas no programas a nível nacional, o MOC foi um dos destaques com o Projeto Comunicação Juvenil. Além disso, o evento contou com a participação de Juninho Aboiador, bolsista do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que tem 12 anos e lançou no início deste ano o CD Aboios e Toadas do Sisal. Fizeram-se presentes no evento diversas entidades do movimento social, egressos do projeto comunicação juvenil, representantes do UNICEF, Instituto Credicard e das rádios comunitárias da Região Sisaleira. A Agência Mandacaru fica localizada na Rua Antonio Militão Rodrigues, 253 – Centro, Retirolândia.