CODES elabora o Plano Safra do Território do Sisal

21/06/2006

A caprinovinocultura de corte e leite, o mel, as mini-agroindústrias, o artesanato, a produção de sisal, ou seja, a produção da Agricultura Familiar do Território do Sisal receberão recursos do Plano Safra 2006/2007. É a primeira vez que o Plano será dividido em territórios. A medida tem como objetivo ordenar e adequar as políticas de âmbito nacional como o crédito, a assistência técnica e extensão rural, a comercialização, agregação de valor, garantia safra e outras, às condições específicas de cada território, bem como da articulação institucional necessária para a sua consolidação.

O Plano Safra do Território do Sisal, fruto de mais de um ano de trabalho e elaborado Conselho Regional de Desenvolvimento Territorial da Região Sisaleira da Bahia (CODES Sisal), foi apresentado hoje (21.06) durante o Seminário de Dez Anos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) realizado durante a III Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, em Brasília.

Segundo Urbano Carvalho, presidente do CODES, durante a elaboração do Plano Safra do Território do Sisal foram debatidas - junto a entidades representativas e agricultores familiares - todas as necessidades e prioridades. “Toda vez que o Plano Safra é lançado significa que os trabalhadores rurais, agricultores familiares e assentados da reforma agrária serão beneficiados. O nordeste brasileiros precisa de políticas diferenciadas, temos capacidade de produzir é viável trabalhar com participação popular”, pontuou Carvalho.

Segundo Urbano, o Plano Safra Territorial é de fundamental importância, pois os recursos serão específicos para sanar as dificuldades de cada território. Através do planejamento territorial serão gerados trabalho e renda fortalecendo a agricultura familiar dos municípios da região. Constituindo-se um importante instrumento de dinamização econômica dos territórios, o Plano Safra Territorial, objetiva integrar a mobilização e articulação dos atores sociais locais, para o ordenamento e qualificação das demandas municipais, buscando viabilizar a base produtiva de empreendimentos econômicos e de segurança alimentar.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou em maio, medidas que fazem parte do Plano Safra da Agricultura Familiar 2006/2007. A principal delas refere-se ao volume de recursos disponibilizados para o Programa, que atinge a marca de R$ 10 bilhões. Uma nova linha de crédito, voltada para a comercialização, também foi anunciada.

De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), com as medidas, o Governo Federal oferece total suporte ao agricultor familiar: garante crédito para investimento (através dos recursos do PRONAF), segurança para plantar (com programas de apoio como o Seguro Safra), assistência técnica (através dos programas específicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário) e, agora, maior apoio à venda do produto que é gerado no campo, através do PRONAF Comercialização.