Um sertão justo na mídia

18/05/2006

Para reconhecer o trabalho de jornalistas, repórteres e comunicadores comunitários na promoção do desenvolvimento sustentável do semi-árido e na projeção de uma imagem positiva do sertão baiano, o MOC realiza o Prêmio Mídia Social desde 2004. A entrega dos prêmios ocorreu durante o lançamento do Relatório Anual 2005 do MOC, dia 18 de maio, em Feira de Santana.

Foram premiados veículos e profissionais num total de oito categorias. No grupo da mídia impressa, o prêmio para a melhor matéria foi para Edson Borges, repórter da Sucursal de Feira de Santana do Jornal A Tarde por sua matéria sobre a experiência de uma família de agricultores com uma barragem subterrânea, implementada com apoio do MOC em Retirolândia. “A gente sabe que infelizmente é raro a imprensa noticiar coisas boas. Por isso, este momento é importante, pois noticiamos uma boa ação, que inclusive foi sugestão de pauta da assessoria do MOC e recebemos uma notícia boa que é o prêmio”, afirmou Borges.

O prêmio de melhor matéria de TV foi para Madalena Braga, repórter e apresentadora da TV Subaé de Feira de Santana, por uma matéria sobre a mesma família, que chegou a ser veiculado em rede nacional no programa Globo Rural. “É um prazer receber uma pauta do MOC porque a gente tem a certeza que ela é muito bem produzida e o assunto sempre é interessante. Parabenizamos o MOC por ter boas idéias e ainda ganharmos prêmio em cima dessas idéias”, disse a Madalena.

O Jornal Folha do Estado recebeu o prêmio na categoria jornal local, por sua grande receptividade às temáticas trabalhadas pelo MOC e outros parceiros do semi-árido baiano. Já na categoria de rádio, o prêmio pela melhor matéria foi para Edisvânio Nascimento e Robson Santos, da Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura, em Retirolândia. Para Edisvânio Nascimento as matérias deram-lhe uma nova visão de mundo. “Essas matérias que a gente fez me ensinaram mais ainda a ser humano. E momentos como este fortalecem a gente continuar com o trabalho comunitário”, declarou emocionado.

O programa De Olho na Cidade, da Rádio Sociedade de Feira AM, foi premiada na categoria programa de rádio e a rádio Contorno FM na categoria rádio comunitária. A vencedora na categoria que estreou este ano, matéria de internet, foi Joana Moscatelli da Revista do Terceiro Setor (Rets). Para definir as matérias premiadas, foram estabelecidos critérios como o aprofundamento do tema e sua contextualização, a diversidade das fontes utilizadas, a abordagem social e o impacto da matéria.

Prêmio Mídia Sertão Social 2005:
Matéria impressa .......... Edson Borges, A Tarde
Jornal local .................. Folha do Estado
Matéria de TV .............. Madalena Braga, TV Subaé
Rádio comunitária ........ Contorno FM de Capim Grosso
Programa de rádio ....... De Olho na Cidade, Rádio Sociedade de Feira
Reportagem de rádio .... Edisvânio Nascimento e Robson Santos, Agência Mandacaru
Matéria de internet ....... Joana Moscatelli, RITS
Homenagem especial .... Ezequiel Santiago, Fatres