Especialistas discutem realidade dos assentamentos de reforma agrária

08/12/2004

Faltam escolas, correios, postos de saúde e até transporte nos assentamentos da reforma agrária. Para discutir o assunto e apontar caminhos, começa no dia 09 (quinta) em Feira de Santana, um Seminário Interestadual sobre os diagnósticos das áreas de assentamentos da Bahia, Ceará e Pernambuco.

O estudo, realizado por organizações não-governamentais em parceria com a Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) do Ministério do Desenvolvimento Agrário, revela a realidade de 14 territórios nos 03 estados do país.
"Para manter estas famílias no campo é necessária uma política mais ampla para os assentados. Não basta garantir o acesso à terra, é preciso dar condições de melhoria da produção e da qualidade de vida destas pessoas", aponta Clodoaldo Paixão - coordenador do MOC e da pesquisa.

Os secretários da Reforma Agrária e de Desenvolvimento Territorial, além de representantes do Incra, do MST, entre outras organizações participam do debate, previsto para acabar na sexta, dia 10.12. A iniciativa é uma realização do MOC, em parceria com o MDA, Cetra-CE e Coopagel- PE.