6ª Feira da Agricultura Familiar Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal movimenta a região

07/05/2015

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) participará entre os dias 08 e 10 de maio, da  6ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal junto a mais de 800 agricultores/as familiares de 20 municípios do Semiárido baiano. A Feira é uma iniciativa da  Fundação de Apoio a Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES) e conta com a parceria dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar do Território, Prefeitura Municipal, CONSISAL, Instituições Financeiras, Movimentos Sociais, Governo do Estado e Governo Federal.
 
O MOC participará ativamente de algumas atividades como as plenárias de Mulheres com a contribuição de sua Coordenadora Pedagógica, Vandalva Oliveira, e na plenária de Educação do Campo com a contribuição de Vera Carneiro, Coordenadora do Programa de Educação do Campo. 
 
“As plenárias realizadas durante a Feira, e, de modo particular a de Mulheres, é uma espaço de discussão e definição de estratégias e políticas que serão adotadas pelas organizações sindicais que compõem a FATRES, na perspectiva da promoção da igualdade de gênero e de oportunidades para as mulheres, na luta por seus direitos e avanços nas conquistas”, ressalta Vandalva Oliveira.
 
A plenária sobre educação contextualiza acontecerá no sábado (dia 09), à tarde, a partir experiências do MOC relacionadas à educação do campo com os municípios que participam da FATRES. “Vamos discutir o que precisa melhorar, como a sociedade civil pode se envolver mais na luta pelo direito da educação do campo contextualizada no Semiárido. A plenária também objetiva motivar mais a sociedade civil para ampliar sua participação nos municípios, nos conselhos municipais, no controle social, na proposição de políticas nos municípios para melhorar a educação no campo enquanto direitos, nesses municípios”, enfatiza Vera Carneiro. 
 
Cobertura
O MOC também fará a cobertura do evento através do Programa de Comunicação em parceria com a Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura – AMAC e dará apoio e assessoria às redes (Arco Sertão e Cooperede) e aos Empreendimentos Econômicos Solidários, acompanhados pela instituição, que estarão no local expondo e comercializando sua produção. A Feira acontecerá na Praça da Jazida, município baiano de Valente.
 
A participação e contribuição do MOC nesse espaço reafirmam o compromisso da instituição com uma Agricultura Familiar Sustentável, uma Educação do Campo Contextualizada e com a Igualdade e Equidade entre Mulheres e Homens, entendendo que estes são componentes essenciais para a construção de um Sertão mais Justo e Solidário, onde todas as pessoas vivam com dignidade e tenham seus direitos garantidos.
 
A feira também é um espaço importante para o fortalecimento cultural, da agricultura familiar e economia solidária. No Território do Sisal e Bacia do Jacuípe, semiárido baiano, as Feiras já estão consolidadas nos municípios de Serrinha, Barrocas, Araci, Quinjingue e Riachão do Jacuípe, e em processo inicial de organização nos municípios de Retirolândia, Conceição do Coité, Santa Luz, Ichu e Pé de Serra. 
 
Maria José Esteves
Comunicadora Popular ASA/MOC


DOWNLOAD DO ANEXO