Baú de Leitura será incorporado nas ações do MEC

02/05/2006

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) através de Antonio Marangon, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), garantiu na sexta-feira 28 de abril de 2006, que o Projeto Baú de Leitura será ampliado para outras regiões do País. Em entrevista para a TV Subaé de Feira de Santana, Marangon garantiu que a iniciativa será incluída nas ações do ministério. "É um projeto muito bom e que certamente dentro dessas políticas todas que estamos criando no MEC ele vai ser incorporado", declarou Marangon.

Ao participar do lançamento do livro Baú de Leitura: Lendo Histórias, Construindo Cidadania, Antonio Marangon falou das ações da secretaria e destacou a importância do incentivo à leitura, identificando o Baú de Leitura como uma experiência a ser seguida principalmente agora que já existe uma sistematização que resume a experiência de seis anos.

Ao longo de seis anos, a experiência vem se firmando e difundindo, contribuindo para que as crianças e adolescentes leiam, se descubram, conheçam melhor suas comunidades, se desinibam e exercitem o direito de ser criança. Um dos diferenciais do projeto é que as prefeituras municipais também se envolveram na proposta, através das secretarias de assistência social e de educação, contribuindo para enraizar o trabalho. O MOC vem recebendo inúmeras demandas de capacitações e de explicitações sobre a metodologia do projeto, que está caminhando em direção ao objetivo de tornar-se uma política pública de leitura, através da educação.

Valente amplia o Baú de Leitura para escolas do campo - A prefeitura de Valente, na Região Sisaleira da Bahia, está ampliando de 16 para 46 Baús de Leitura em todo o município. Um projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação Municipal está garantindo a aquisição de 30 novos baús para as escolas do campo, que atualmente contam com apenas 4 dos 16 que circulam em Valente. Os outros 12 baús estão nas jornadas ampliadas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

O Secretário de Educação, Marcos Adriano, garante que o incentivo a leitura é o principal objetivo da sua administração. "Investir e trabalhar com o incentivo a leitura é o que está faltando na educação. Os meninos e meninas de Encruzilhada que já têm o projeto vêm mostrando isso e nos deixando muito satisfeitos, inclusive foram eles que demonstraram o Baú de Leitura quando foi premiado pela Caixa como uma das Melhores Práticas do Brasil. Estamos ampliando o projeto ao adquirir 30 novos baús e em parceria com o MOC vamos capacitar nosso educadores", afirmou o secretário.

O recurso disponível para o investimento inicial é R$ 17 mil e o secretário informou que poderia ser aplicado em outros livros ou para constituir bibliotecas, mas ele garante que não pode deixar de investir numa iniciativa que já sabe qual será a utilidade e o resultado. "Este dinheiro poderia comprar outros livros, mas vamos investir no Baú que já tem uma metodologia clara e eficiente", contou Adriano.

Foi justamente atendendo a essa demanda crescente por informações aprofundadas sobre o Baú de Leitura, que o MOC, o Instituto da Pequena Agropecuária Apropriada - IRPAA, o Centro Dom José Brandão de Castro, a Missão Criança Aracaju e a UNDIME-Sergipe dedicaram-se a uma sistematização da experiência com o apoio do UNICEF e da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O projeto Baú de Leitura é desenvolvido pelo Movimento de Organização Comunitária - MOC desde 1999, incentivado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e apoiado pela SETRAS (Secretaria Estadual do Trabalho, Ação Social e Esporte) do Governo da Bahia.

Baú em números

Em 1999 - cinco municípios da Região Sisaleira da Bahia
Em 2006 - 60 municípios da Bahia e 34 de Sergipe
Total de baús - 1.066
Média de livros - 47 mil
Educadores/leitores envolvidos e capacitados - 1.066
Crianças e adolescentes exercitando a leitura crítica e prazerosa - 33.762