Alegria e celebração marcaram a comemoração dos 15 anos da ASA na Bahia

27/11/2014

Era meio dia pontualmente, ao soar de buzinas, teve início a ação de comemoração pelo aniversário de 15 anos da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). Em clima de muita alegria, cerca de 100 pessoas de diversas regiões do estado se reuniram no centro da cidade de Feira de Santana, na Bahia, no dia (26), para a realização do flash mob, ação rápida que cumpriu o objetivo de mexer com a rotina da cidade e em 7 minutos chamar a atenção das pessoas para o tipo de alimentação que elas têm acesso e para a questão da água que é usada na sua produção. A atividade celebrou a trajetória de trabalho da ASA e de construção de alternativas para convivência com o semiárido junto ao povo sertanejo.
 
A problematização do tema aconteceu a partir da distribuição de 500 kits de alimentos orgânicos e agroecológicos da agricultura familiar, produzidos por cooperativas e grupos de produção de diversos municípios do estado baiano, filiados ao Armazém da Agricultura Familiar. As pessoas que passavam no local em transportes ou caminhando puderam levar os kits com mel agroecólogico, fubá orgânica, sequilhos e geleia de umbu.
 
 
Agricultores familiares que participaram da ação exibiram a produção de hortaliças e o processo de irrigação com regadores, que ao final também foram distribuídos. Com faixas e dizeres como:  “Para 800 mil mulheres do semiárido, lata d’água na cabeça é coisa do passado” ou ainda “Se o campo não planta, a cidade não janta”,  as pessoas que circularam pelo local puderam visualizar as mensagens produzidas pelo grupo, receberam panfletos e outros materiais informativos, além dos kits. Os mais interessados mantiveram um diálogo na busca de informações sobre o que é ASA e qual sua proposta de trabalho.
 
Geovanio Silva, jovem agricultor familiar do município de Retirolândia e animador, sentiu-se valorizado com a ação. “Despertou a curiosidade do público, as pessoas perguntaram o que era, o porquê da distribuição, pessoas perguntando como conseguir a cisterna. Foi importante ver a distribuição dos produtos da agriculta familiar. É bom saber que os nossos produtos são valorizados com o apoio da ASA (Articulação do Semiárido Brasileiro)”, afirmou. 
 
 
A inovação na forma de discutir a temática, e chamar a atenção de pessoas em um centro urbano de médio porte para questões importante com a água para produção de alimentos foi avaliado de forma positiva.  “Distribuímos produtos sem agrotóxicos, da agricultura familiar, as pessoas se interessaram para saber o que era e também queriam conhecer mais sobre a ASA. Acho que cumpriu a proposta de levar a mensagem do trabalho que a ASA desenvolve. É uma forma inovadora de falar sobre um tema”, opinou Arlene Freire, comunicadora popular.
 
Com frases e palavras de ordem como: “É no semiárido que a vida pulsa! É semiárido que o povo resiste” e muita animação, foi finalizada a ação, que também aconteceu em Minas Gerais e nos demais estados do Nordeste.   
 


DOWNLOAD DO ANEXO