Menos desnutrição e mais crianças na escola

25/04/2006

Uma redução de 40% na desnutrição de crianças de 7 a 14 anos é um dos resultados mais expressivos do Projeto Cabra Escola, que atúa em dez municípios da Região Sisaleira da Bahia. Desenvolvido desde 2002, o projeto já contribuiu com um acréscimo de 35% na renda familiar de aproximadamente 600 agricultores familiares. Mais de mil meninos e meninas voltaram a escola e estão tendo acesso a leite de qualidade para beber.

O leite de cabra chega a ter 30% menos colesterol que o de vaca e aproximadamente 6% das crianças têm sintomas de alergia ao leite bovino. A caseína alfa-S1, proteína encontrada em grandes quantidades no leite de vaca, é a grande responsável por esse tipo de reação alérgica. Além disso, possui 130mg de cálcio para cada 100ml de leite, ou seja, 20% mais que o leite de vaca.

O projeto Cabra Escola proporciona assistência técnica para a preparação da propriedade para a caprinocultura de corte, leiteira ou mista - como a plantação de palma e a construção de cercas. Os agricultores e agricultoras também são capacitados em criação de caprinos e segurança alimentar e nutricional.

Para Alexandro Lima, do programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar do MOC, "o projeto tem varias etapas: diagnóstico, acompanhamento técnico, capacitação em planejamento da propriedade rural, manejo de recursos hídricos, segurança alimentar e nutricional, horticultura e caprinocultura". Após estas etapas, os criadores recebem financiamento para adquirir um núcleo de caprinos (três cabras e um bode) desde que mantenham os filhos na escola.

Feira de caprinos - Para adquirir os animais as 120 famílias beneficiadas este ano participarão da IV Feira de Caprinos e Ovinos do Projeto Cabra Escola, dia 04 de maio de 2006, a partir das 9h, no Parque de Exposição de Serrinha, situado ao lado da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Campus XI. O Cabra Escola é um projeto de prevenção e erradicação do trabalho infantil através da caprinocultura, desenvolvido pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com o Fundação Pfizer, e apoio do Unicef.

A IV Feira do Cabra Escola faz parte do Ciclo da Agricultura Familiar e Economia Familiar do Território Sisaleiro que acontece entre os dias 03 a 05 de maio em Serrinha. O Ciclo contemplará as mais variadas ações e propostas de fortalecimento da Agricultura Familiar e Economia Solidária na região. Iniciando com a I Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território do Sisal e com os debates e definições do II Congresso de Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares da FATRES, nos dias 03 e 04, oCiclo se encerrará na sexta-feira, dia 05, com a comemoração do Dia da Agricultura Familiar do Território do Sisal.