Políticas de convivência com o Semiárido são celebradas por mais de 50 mil pessoas em ato público

23/10/2014

Sob um sol escaldante, cerca de 50 mil pessoas dos nove estados do Nordeste brasileiro e do norte de Minas Gerais foram no último 21 de outubro às cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), manifestar o desejo da continuidade das políticas de convivência com o Semiárido, que nos últimos doze anos trouxeram mudanças significativas para a região.
 
Tendo o Rio São Francisco como cenário, manifestaram através da ocupação pacífica das ruas e praças que não aceitam mais retrocessos com relação às políticas públicas direcionadas para a agricultura familiar no Semiárido brasileiro. Com suas faixas, bandeiras de luta e gritos de ordem a multidão também celebrou as conquistas. O acesso à água, a distribuição de renda e o acesso ao ensino superior foram destaques nas falas nas ruas e nos palcos durante o Ato.
 
“Nós temos possibilidade de moradia, nós temos água, nós temos assistência técnica, nós temos crédito. Nós temos uma gama imensa de programas e políticas, que mudaram a realidade de vida dessa população. O que nós queremos é que estas coisas todas continuem”, disse Naidison Quintella, da Coordenação Executiva da ASA. Naidison também trouxe reivindicações pactuadas por todos os movimentos envolvidos: “Nós queremos também expressar alguns desejos e alguns sonhos que ainda temos em relação ao Semiárido”, citando anseios como uma Reforma Agrária adequada ao Semiárido, a garantia dos territórios das comunidades tradicionais, a revitalização do rio São Francisco, mais crédito para a Agricultura Familiar e a diminuição do uso de agrotóxicos “que contaminam as nossas vidas.”
 
Maria Cazé, dirigente nacional do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), declarou no ato:  “Nós estamos aqui, porque nenhum nordestino, nenhum sertanejo, nenhum caatingueiro, nenhum quilombola, nenhum ribeirinho, nenhum pescador vai admitir qualquer retrocesso no Semiárido”. 
 
O Ato contou com a participação de caravanas de todos os estados que integram o Semiárido brasileiro: Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Ceará, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão e Minas Gerais. Estavam representados/as agricultores/as, sindicatos e federações de trabalhadores/as, movimento estudantil, pastorais, grupos de jovens, prefeituras, partidos políticos, organizações do campo e da cidade.
 


DOWNLOAD DO ANEXO