Baú de Leitura: 15 anos celebrados com muita festa

12/09/2014

Há quem disse um dia que no semiárido não brotava. E brota. Brota plantas, autonomia, sabedoria, diversidade cultural, conhecimento... E vai mais além, o semiárido acima e tudo, ensina. Ensina a viver, superar dificuldades, a crescer, a compreender o lugar, as identidades e a valorizá-las. Muita gente que sempre soube que o semiárido tem capacidade plantou várias sementes. Sementes de autonomia e desenvolvimento, de politicas publicas buscando o fortalecimento da cidadania, é o sopro de vida na melhoria da qualidade de vida das pessoas do semiárido. 
 
Uma dessas sementes é chamada de Baú de Leitura, que no dia 11 de setembro de 2014, o Movimento de Organização Comunitária – MOC, celebrou seus 15 anos através do Programa de Educação do Campo. Um projeto que rompeu barreiras promovendo uma educação voltada ao incentivo e prática de leitura crítica e prazerosa para crianças e adolescentes. 
 
O objetivo maior no seminário comemorativo foi divulgar resultados alcançados e encarar os desafios diante do fortalecimento de políticas publicas de Educação do Campo, tendo o Baú de Leitura como elemento que contribui para a melhoria da qualidade da educação e o desenvolvimento das múltiplas aprendizagens das crianças e dos adolescentes.
 
O evento contou com a participação de educadores/as, crianças, adolescentes, coordenadores/as, sindicatos e a presença da escritora infanto-juvenil Nye Ribeiro, que tem muitas de suas publicações inseridas no motes do Baú de Leitura. Cerca de mais de 250 pessoas estiveram no evento comemorativo onde se emocionaram, assistiram a apresentações, entre elas várias homenagens ao escritor Rubem Alves além de seminário com membros que relembraram a construção do Baú e de representantes de entidades municipais e estaduais, e, roda de conversa com Nye Ribeiro. 
 
Nye, falou da contribuição da literatura infanto-juvenil na formação humana e se emocionou ao ver crianças interpretando seus livros com tamanha facilidade. Para ela está naquele momento foi uma forma de “gratidão profunda e muita alegria ter vivenciado esse dia maravilhoso, de ver essa paixão pelo livro. Está ao lado dessas crianças, professores que no meio de tanta dificuldade consegue levar adiante um projeto assim desse porte”. Ela comentou também sobre seus livros estarem inseridos em motes do Baú de Leitura “é muito além de tudo que sonhei, percebo que cada uma faz sua parte. Eu escrevi a história, o professor conta da maneira dele e aí agente soma tudo e dá esse resultado maravilhoso. E é como a professora falou, é uma colcha de retalhos vai costurando as peças todas”.
 
Vera Carneiro, coordenadora do Programa de Educação do Campo, disse emocionada "ė muito difícil de falar, porque foi um processo construído com muita dedicação, amor e que, acreditar nesse projeto é possível realmente construir um mundo diferente com igualdade que o MOC quer construir repaginando esse semiárido cheio de possibilidades”.
 
Segundo Frederico Fernandes, representante da Secretaria de Trabalho, Renda e Emprego – SETRE, ressaltou que foi um momento muito importante, rico e de muita emoção. "O MOC foi  um parceiro fundamental na implantação de um programa na Região Sisaleira da Bahia, que foi o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, e isso aconteceu na formação de monitores, na articulação institucional, na mobilização da sociedade civil, nos programas de geração de trabalho e renda" enfatiza e complementa: "Um dos trabalhos mais bonitos e impactantes que a gente conseguiu desenvolver no âmbito do PETI tendo  o MOC como parceiro foi o Baú de Leitura que é um dos projetos ricos que eu conheci no campo pedagógico que a gente percebia que tinha um impacto visível sobre a realidade das crianças, sobre o desempenho e motivação, sobre tudo numa nova perspectiva de desenvolver o hábito da leitura. Hoje pra a gente que participou dessa história e teve está aqui comemorando esses 15 anos é extremamente importante, feliz e emocionante. Estamos revivendo essa trajetória dos 15 anos de um projeto belíssimo que deve ser estendido pra outros territórios”, ressalta.
 
São 15 anos comemorando a trajetória de um projeto que se constrói a cada dia. Que contribui na transformação de várias pessoas assim como para Chica Carneiro, idealizadora do Baú de Leitura, disse que “me sinto feliz por participar de um projeto muito significativo na formação nossa e das crianças, como também na vida do educador, educadora e tantas outras. E ao mesmo tempo uma alegria nessa comemoração, pela presença de Nye Ribeiro. Mas, ainda assim é um momento de preocupação de continuidade, como está essa vontade de fazer essa leitura prazerosa de não confundir essa leitura à leitura expressiva de trabalha de fato o Baú de forma livre. As crianças possam se debruçar sobre a história literária, descobrir o que o autor queria dizer e depois comparar com seu mundo”,  comenta.
 
O projeto Baú de Leitura faz grandes reflexões de impacto na vida de inúmeras pessoas que relataram suas vivências, suas transformações com uma ferramenta transformadora a partir da leitura.  É preciso sentir o sopro da vida no momento de oportunidade e juntos buscar a qualidade de vida, a aprendizagem e fortalecer cada vez mais o espaço que está a nossa volta e receber com gratidão as chances de mudanças assim como foi nesses 15 anos do Projeto Baú de Leitura. 


DOWNLOAD DO ANEXO