Baú de Leitura 15 Anos: Seminário celebra suas vivências e conquistas

08/09/2014

Desenvolver nos alunos a capacidade de ler a palavra e, nela e com ela, ler o mundo, é o grande desafio enfrentado pela escola brasileira, especialmente no Semiárido. Há 15 anos o Movimento de Organização Comunitária (MOC) abraçou esse desafio e provocado pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) criou o Projeto Baú de Leitura, uma experiência para estimular uma leitura ao mesmo tempo lúdica e reflexiva com as crianças de 6 a 16 anos de idade, na época inseridas no Programa Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), nas chamadas Unidades da Jornada Ampliada (UJA). 

Para celebrar essa experiência inédita e relembrar as melhores vivências com o projeto, a instituição realizará no próximo dia 11 de setembro, no Centro Social Urbano (CSU) bairro Cidade Nova, em Feira de Santana, das 8:00 às 17:00 horas,  o Seminário Comemorativo “15 Anos do Projeto Baú de Leitura: Lendo Histórias, Construindo Cidadania”.

Trata-se de um encontro prazeroso que reunirá múltiplos atores, com identidades diversificadas e que construíram ou constroem e garantem a qualidade dos resultados do Projeto: Professores, Coordenadores Municipais do Baú de Leitura, Secretários de Educação dos municípios envolvidos, representantes de organizações da sociedade civil e da agricultura familiar, representantes dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCAs), técnicos do MOC, alguns professores(as) da UEFS dos Departamentos ligados à Educação e convidados especiais que contribuíram na construção do Baú de Leitura.  Uma delas a escritora Nye Ribeiro, autora de diversos livros do Baú, que abordará sobra a “Contribuição da Literatura Infanto Juvenil na Formação Humana e Cidadã”.

Segundo Bernadete Carneiro, técnica do MOC e membro da equipe de Educação do Campo, um dos objetivos do Seminário é fortalecer a luta por Políticas Públicas de Educação do Campo, tendo o Baú de Leitura como elemento que contribui para a melhoria da qualidade da educação e o desenvolvimento de múltiplas aprendizagens das crianças e adolescentes. 

O Projeto
Implantado em 1999 pelo MOC, o Baú de Leitura durante esses 15 anos de existência se ampliou para 200 municípios no Estado da Bahia, e três em Sergipe. Dos municípios baianos, 21 recebem acompanhamento do MOC, que assessora coordenadores e professores com o processo de formação continuada.  “Naquele momento de implantação do PETI na região do Sisal na Bahia, era fundamental dar conteúdos políticos pedagógicos para as escolas públicas e as jornadas ampliadas e complementares a escola”, lembra Ruy Pavan, então coordenador do escritório do UNICEF para a Bahia e grande aliado na realização deste sonho. “Era importante retirar as crianças do trabalho, mas, tão ou mais importante era oferecer uma educação de qualidade que tratasse criança como criança, respeitando sua cultura, seus sonhos e brincadeiras. O acesso à leitura era quase que nenhum, a grande maioria das escolas não tinham livros disponíveis, então diante dessa necessidade o UNICEF traz e é abraçada imediatamente pelo MOC, a proposta do Baú de Leitura”, ressalta.

O Projeto Baú de Leitura trabalha com a educação contextualizada por meio de três temáticas. A primeira desenvolve atividades referentes à identidade pessoal, social e cultural, abordando a questão do ‘eu’. A segunda temática do projeto trata sobre o meio ambiente, devido à necessidade de despertar a consciência ambiental nas novas gerações. Por último, os educadores do Baú de Leitura trabalham questões relacionadas à cidadania.

Pavan acredita que o encontro das crianças e adolescentes, inclusive dos professores, com a leitura do acervo de livros do Baú, gera uma revolução na descoberta do conhecimento. “Se dá asas a imaginação buscando a valorização da própria cultura do Semiárido e possibilitando o conhecer de outros mundos possíveis. Com a escola se transformando o interesse de pais, professores, e alunos é maior, fazendo que o aprendizado melhore criando um ciclo positivo de respeito cidadão”, enfatiza. 

A iniciativa também promove a capacitação continuada de técnicos municipais, professores e educadores sociais, o fortalecimento da gestão da educação e a participação das crianças e adolescentes na comunidade e no município, por meio de sua atuação em conselhos, associações e sindicatos.

Desafios
Há importantes desafios para que, o Baú de Leitura, em sua caminhada, deixe de ser apenas mais uma experiência na história da educação do Brasil. O desafio a que se delineia é a inserção do Baú de Leitura na escola regular, e que, dentro da rede oficial de ensino, seja de fato uma política pública garantida pelo poder público, controlada e fiscalizada pela sociedade civil. 

Comparado à época onde o Baú de Leitura começou, com os tempos atuais, sem dúvida muitas coisas avançaram na educação do campo e no respeito aos direitos das crianças e adolescentes da região, segundo Ruy Pavan. “Mas, ainda a escola do campo em especial do Semiárido tem muito que melhorar enquanto política pública tanto no que diz respeito às instalações físicas das escolas, que não oferecem aos estudantes um conforto mínimo com água para consumo, cozinha e banheiro, como e especialmente, a melhoria pedagógica, com valorização dos professores, a contextualização dos conteúdos com a cultura local e condições materiais para garantir um bom ensino e aprendizado”, pondera.

O Projeto Baú de Leitura tem extrapolado os muros escolares e conquistado uma dimensão que envolve diversos espaços em toda a comunidade. Hoje o Projeto celebra uma grande conquista, a partir da aprovação de uma Lei Municipal de Educação do Campo, em nove dos municípios acompanhados pelo MOC, com a inserção da leitura lúdica e contextualizada nessas Leis. É por acreditar no amanhã de mudanças que o MOC, comprometido com o presente, reinventa a cada dia o sonho de que todos terão o direito a vivências literárias e que possam anunciar seu imaginário de um mundo melhor, mais alegre e mais justo.


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