Baú de Leitura 15 anos: Severinos e Severinas fazem chover sonhos e esperanças no Sertão

05/09/2014


Saindo do município de Riachão do Jacuípe e percorrendo cerca de 12 quilômetros de estrada de chão chegamos à comunidade de Malhador. Na pequena e aconchegante localidade é possível sentir um pouco das dificuldades encontradas e também a doçura e a recepetividade das pessoas que moram ali. As crianças são as melhores anfitriãs possíveis e é na escola, onde elas estão que a festa começa.


Não é nenhuma data comemorativa na escola Roque Miranda Carneiro, mas o clima de alegria de espalha porque é sexta-feira e também porque é dia de aula do Baú de Leitura. Sexta-feira é o dia mais esperado por todos os alunos e alunas e porque são trabalhados os livros do Baú de Leitura e também é o dia que a professora  Maria Helena Carneiro e o professor Fábio Geovane Carneiro usam toda a sua criatividade e o amor pela educação para despertar nas crianças o gosto e o prazer pela leitura.

A aula começa com uma oração e o livro escolhido para o dia é o livro Severino faz Chover da autora Ana Maria Machado que conta a história de Severino um menino que morava em um lugar muito seco e árido e onde tudo murchava, menos a sua alegria e esperança de viver. E assim Severino com muitas brincadeiras e magia tentava junto com seus amigos formas de fazer chover.


Valorização da realidade - Os olhos das crianças não piscam ao ouvir a história contada pela professora Helena e pelo professor Fábio, que é também intercalada por cantigas de roda e músicas de Luiz Gonzaga que todos acompanham cantando em coro. A história de Severino faz Chover, se encontra com a realidade desses meninos e meninas que moram no município de Riachão do Jacuípe, região do semiárido baiano, onde chove pouco e onde as pessoas não deixam de sonhar nem de buscar formas de melhorias e alternativas para conquistar os seus direitos. É ai que Severino deixa de ser personagem da história e passa a viver na realidade e no olhar de cada aluno e cada aluna.


Após o término da leitura da pró Helena e do professor Fábio, muitas exclamações  e expressões de identificação com o texto. O debate é provocado e as crianças começam a refletir sobre a sua região, as dificuldades e também as oportunidades de viver bem e com dignidade.
Ninguém ali se vê triste , como é transmitido na maioria das vezes pelo veículos tradicionais de comunicação. Ali todo mundo é feliz e acredita na existência de um semiárido viável e possível .E é o prazer pela leitura o responsável por essa visão de mundo, pela valorização da autoestima e da identidade. Os livros trabalhados pelo Baú de Leitura tem esse olhar de reconhecimento e valorização das pessoas e da realidade em que vivem.

Stefany Jasmin Carneiro de apenas 08 anos faz parte dessa história e é uma leitora assídua. Apaixonada pelos livros do Baú de Leitura, ela também leva as histórias para casa, onde compartilha com seus pais e também com a sua vó.  “Gosto de ler na escola e em casa. Levo os livros para casa e conto as histórias para meu pai, minha mãe e também para mim mesma.”, afirma.


 Ela diz que os livros lhe trazem muito aprendizado e muito prazer. “Eles me dão mais alegria e mais respiração.”, completa com seu jeitinho meigo e doce de criança.


Assim como Stefany a professora Helena e o professor Fábio também são amantes da leitura e dos livros do baú. “Trabalhamos com os livros na sala de aula e vemos o prazer e o encantamento das crianças. Elas descobrem e sonham com o mundo através da leitura”, afirma Helena.

Para Fábio, uma das contribuições mais interessantes do trabalho com o Baú de Leitura é a interação e a participação dos alunos/as. “O Baú traz a realidade para a sala de aula. Trabalhamos aqui com classes multisseriadas e eles/as têm diferentes idades e personalidades. Eles/as interagem juntos, respeitam a individualidade e as limitações um do outro, é fantástico!”


A aula da escola Roque Miranda Carneiro, não se encerra nas dependências da escola. Ela ultrapassa os muros e chega à comunidade, alcança as famílias e todas as pessoas que acreditam na construção de um mudo melhor através da educação de qualidade e que a leitura é um dos caminhos para o aprendizado e o desenvolvimento.


Após a contação e reflexão da história de Severino faz Chover as crianças saem correndo pela comunidade com um aviãozinho feito de dobradura para enviar para céus. No aviãozinho tem uma mensagem escrita por cada um/uma deles/as. As mensagens são para Deus e para o futuro. O futuro e a vida desses pequenos leitores e leitoras que não deixam de sonhar nem de acreditar em uma vida melhor.

 Rachel Pinto de Santana

 


DOWNLOAD DO ANEXO