Agricultores/as familiares vão qualificar a sua produção e ampliar as alternativas de acesso ao mercado

29/08/2014
Agricultores/as familiares vão qualificar a sua produção e ampliar as alternativas de acesso ao mercado

Nos dias 26 e 27 de agosto o Movimento de Organização Comunitária (MOC) lançou o Projeto: Rede de Cidadania, no Sertão da Bahia com a parceria da Arco Sertão Bahia, Arco Sertão Central e COOPEREDE e com o patrocínio da PETROBRAS. O evento aconteceu no Armazém da Agricultura Familiar em Serrinha- Bahia e foi realizado simultaneamente três seminários regionais, cada um deles contando com a presença de no mínimo 28 agricultores e agricultoras familiares, totalizando assim, 85 envolvidos/as diretamente no projeto.

A ação tem como objetivo central contribuir para a elevação da renda de agricultores e agricultoras familiares de empreendimentos econômicos solidários (EES) de 06 municípios dos Territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe, por meio da qualificação do processo, aumento da produção e a certificação para a comercialização em mercados institucionais. 

Diretamente, o projeto Rede de Cidadania no Sertão da Bahia, envolve 200 agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Santaluz, Conceição do Coité, Serrinha, Riachão do Jacuípe, Pé de Serra e Nova Fátima, sendo que alguns resultados esperados são: agricultores e agricultoras familiares dos EES mobilizados e com conhecimentos para participação no projeto; produtos adequados às normas técnicas; 200 agricultores e agricultoras familiares capacitados para a qualificação, produção, padronização e certificação dos produtos; diagnóstico de elevação da renda de 200 agricultores e agricultoras familiares; 06 relatórios de acompanhamento da participação dos 08 EES e os resultados obtidos; 08 cisternas de água para a produção; 01 unidade de abate de galinha caipira.

Segundo a coordenadora do projeto, Wilza Oliveira o evento representou um marco na realização diante do fortalecimento que o projeto prevê para contribuir com agricultores e agricultoras. A “nossa perspectiva é que se tenha agricultores e agricultoras mobilizados e capacitados para a qualificação de sua produção e comercialização, com sua produção padronizada de acordo as normas técnicas aumentando a renda familiar e melhoria da qualidade de vida das famílias.”, completa.

Para Jôseane Santos, representante da Rede de Produtoras da Bahia,  a iniciativa só tem a melhorar e ampliar os empreendimentos, proporcionando qualidade na mão de obra com equipamento eficiente, bem como vai ajudar também na forma de gerir esses empreendimentos. “Com o suporte técnico na área de gestão, os grupos ficarão mais fortes e os agricultores e agricultoras estarão num espaço coletivo onde todos ganharão e estarão aptos e preparados para garantir seus espaços de comercialização.”, diz.

O Projeto Rede de Cidadania no Sertão da Bahia é uma ação pautada nos ideais do comércio justo e economia solidária e nas práticas sustentáveis da agricultura familiar e da agroecologia.


DOWNLOAD DO ANEXO