Jovens comunicadores/as aprendem sobre as diversas linguagens audiovisuais

08/08/2014

Olhos brilhantes e atentos quando o assunto é aprender! É assim o dia-a-dia dos jovens comunicadores/as que fazem parte do Projeto Comunicação pelos Direitos realizado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) com o patrocínio da Petrobras.  O último 06 de agosto marcou bem todos os olhares e acendeu ainda mais a curiosidade e o protagonismo de cada um. Foi realizada na sede da Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura (AMAC) no município de Retirolândia uma oficina sobre os diferentes tipos de linguagens audiovisuais.
 
A atividade reuniu os jovens de todos os municípios de atuação do Projeto CPD para apresentar sobre as seguintes linguagens audiovisuais: radiodifusão, design gráfico, produção e edição de vídeo e fotografia. Durante os próximos meses uma das metas do projeto é formar jovens nessas áreas para o aprendizado e atuação no mercado de trabalho. O grupo dos vinte jovens comunicadores/as será dividido em núcleos de formação em cada linguagem e em cada núcleo haverá atividades e oficinas teóricas e práticas, ministradas por diversos profissionais.
 
O objetivo dessa ação do Projeto Comunicação pelos Direitos é qualificar os jovens para o mercado de trabalho, incentivando o protagonismo e também a autonomia juvenil, oportunizando a qualificação profissional e também os espaços de atuação nos territórios, em especial no território do Sisal.
 
Para Edylaine Santiago jovem comunicadora do município de Conceição do Coité esses núcleos de formação permitirão a qualificação e especialização dos jovens, através da troca de conhecimentos e o incentivo profissional. “Vão contribuir para o nosso desenvolvimento, para que a gente se torne também multiplicadores com outros jovens das nossas comunidades e assim fortalecer novas lideranças juvenis e o trabalho para o desenvolvimento local e sustentável.”, completa.

Imagem positiva do semiárido
Outro destaque para essa ação do Projeto Comunicação pelos Direitos é o fortalecimento do trabalho da Agência Mandacaru de Comunicação e Cultura (AMAC). A AMAC é uma agência de comunicação apoiada pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) e formada por jovens que busca contribuir para o desenvolvimento territorial sustentável do Território do Sisal, através do fomento da cultura do semiárido rural nos meios de comunicação locais. A entidade acredita que através da produção de peças de comunicação e cultura e mobilização dos meios de comunicação popular é possível fortalecer a imagem positiva do semiárido, enquanto um lugar viável e possível.
 
A perspectiva no entanto, é que os jovens comunicadores/as do Projeto Comunicação pelos Direitos formados nas linguagens audiovisuais tornem-se sócios da Agência Mandacaru e também passem a integrar o corpo profissional da entidade, fazendo dela além de um espaço de formação, um espaço de troca de saberes e experiências e também de geração de renda.
 
O grupo dos jovens está bastante animado e motivado para esse novo passo do Projeto CPD . É possível ver no olhar os sonhos e as expectativas que habitam em cada um. A curiosidade em saber mais sobre a comunicação e as suas linguagens instiga e faz ecoar muitas dúvidas e também a vontade de continuar o trabalho com comunicação, sobretudo para o desenvolvimento das comunidades e a garantia dos direitos. “Será um ótimo aprendizado para nós jovens comunicadores, tanto no campo profissional, como no nosso papel de cidadão em busca da garantia e divulgação dos direitos das crianças e dos adolescentes.”, como afirma o jovem comunicador, Breno Santiago do município de Retirolândia.
 
Mobilização Social
Os jovens carregam consigo a consciência que são agentes mobilizadores e tem papel fundamental para o fortalecimento da organização e mobilização comunitária. Rosimeire Santos, jovem comunicadora do município de Queimadas é também membro da Pastoral da Criança e educadora no seu município. Para ela, o Projeto CPD além de contribuir para o desenvolvimento comunitário e o fortalecimento dos direitos das crianças e dos adolescentes é também um incentivador do crescimento e aprimoramento profissional dos jovens comunicadores. “Acreditamos que é possível trabalhar com o que gostamos e que através da comunicação podemos conquistar os nossos direitos e alcançar muitos sonhos.”, afirma.
 
As formações voltadas para as linguagens audiovisuais: radiodifusão, fotografia, design gráfico e produção de vídeo serão iniciadas ainda neste mês de agosto. Os jovens estão muito interessados e dispostos a participarem das atividades. O aprendizado proporcionado através do conhecimento de tais linguagens vai contribuir para o fortalecimento das ações do projeto, principalmente no campo da comunicação comunitária e da visibilidade da importância do acesso os direitos.


DOWNLOAD DO ANEXO