O MOC amplia a luta a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político

28/07/2014

Desde o ano passado, movimentos sociais, partidos políticos e entidades de todo o país impulsionam a realização de um Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, entre os dias 1 e 7 de setembro de 2014, com a questão: Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?

Restando menos de dois meses da coleta de votos do plebiscito, as organizações realizam o “Curso dos Mil”, atividade massiva de formação de multiplicadores e multiplicadoras do Plebiscito, que acontecerá em todo o Brasil. O Movimento de Organização Comunitária – (MOC) tem priorizado essa Campanha e no último sábado, 26 de julho, na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, somou-se a outras entidades representativas de diversos municípios integrantes dos territórios do Portal do Sertão, Recôncavo Baiano, do Sisal, da Bacia do Jacuípe e de Piemonte de Diamantina, que participaram em Feira de Santana, do Curso dos Mil, para esse debate.

Cerca de 200 organizações e 500 comitês estão envolvidos na Campanha, em todo Brasil. As atividades de formação local, regional e estadual ocorrem durante todo o ano. “A nossa luta é por uma mudança profunda no sistema político brasileiro e, sobretudo, a efetivação de uma democracia que de fato represente os mais diversos grupos da sociedade, incluído as mulheres, os negros e jovens. Nesta perspectiva lutamos também, por melhoria nas áreas da Educação, Saúde, Habitação, Transporte, Reforma Agrária, entre outros”, enfatiza Cátia Almeida, técnica do MOC, integrante do Comitê Regional do Plebiscito.

Sistema Político
A reforma do sistema político, necessária para avançar na conquista da democracia, da soberania e das necessidades de todos os setores oprimidos, mais do que nunca está na ordem do dia. Uma vez mais, o Congresso Nacional, dominado por representantes dos grandes grupos econômicos que financiam as campanhas eleitorais, tenta bloquear qualquer mudança de fundo no sistema político.

Segundo a coordenadora pedagógica do MOC, Vandalva Oliveira, “no atual modelo político, quem tem dinheiro vence as eleições, direitos básicos são negociados como mercadorias trocadas por voto. Diante disso, há uma grande descrença na política, e isso precisa mudar, e o MOC luta por essa mudança. Precisamos devolver à política o seu verdadeiro sentido, conforme afirma o saudoso Rubem Alves: “é a vocação de transformar sonhos em realidade [...] a vocação de cuidar do jardim de todos, sendo indigno que o jardineiro tenha um espaço privilegiado, melhor e diferente do espaço ocupado por todos”.

Ainda segundo Vandalva, “com o plebiscito podemos também abrir caminhos mais efetivos de participação social seja ela direita ou representativa. O plebiscito pode democratizar as oportunidades e as possibilidades de acesso ao poder de decidir sobre os problemas que afetam a vida e as soluções que garantem os direitos das pessoas”, enfatiza. “De mudanças no sistema político, também depende o avanço da nossa luta por um Semiárido viável, justo e sustentável, onde sua população viva dignamente”, conclui.

Além de integrar o Comitê Regional, integrantes da equipe técnica da instituição estão mobilizando os municípios de atuação para a constituição dos comitês municipais e assim, contribuir de forma concreta com a participação direta da população no plebiscito. 


DOWNLOAD DO ANEXO