Mucambinho realiza sua primeira Feira Agroecológica

24/07/2014

Entre os dias 25 e 27 de julho acontece a primeira Feira dos Assentamentos e Agricultura Familiar na comunidade de Mucambinho, município baiano de Santa Luz. A Feira é uma organização da comunidade e organizações sociais do município e tem apoio de diversas entidades entre elas o Movimento de Organização Comunitária (MOC). A Feira Agroecológica no município será formada por agricultores familiares da comunidade e contará com premiações para os melhores caprinos e ovinos doados por criadores do local.

Antes da feira os agricultores familiares não tinham um local próprio para comercialização e dividiam espaço com outros feirantes do município. A partir de agora já podem vender na Feira Agroecológica seus produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e disponibilizar para os fregueses, frutas, verduras e temperos naturais, além de ovos, lanches, sucos, artesanatos e outros. 

A Feira Agroecológia de Mucambinho será uma referencia para outros municípios, por se tratar de um exemplo na valorização dos agricultores familiares locais. Segundo a técnica do MOC, Cleonice Oliveira, “A Feira Agroecológica será um meio de comercializar, agregar valores e saberes populares de agricultores (as) além de fortalecer a economia local”.

O município de Santa Luz deu um salto importante por valorizar os produtos produzidos, plantados, colhidos e separados especialmente pelas mãos de agricultores (as) que lutam e acreditam em uma vida melhor e num semiárido possível. 
 
Cirandando pelos Direitos 
Além das ações voltadas para a sustentabilidade e a agricultura familiar a comunidade de Mucambinho é referência na luta pelos direitos. Recentemente tem sido desenvolvido na comunidade o projeto “Cirandando pelos Direitos” realizado pelo MOC, com o apoio do Kinder Not Hilfe – (KNH), que busca fortalecer os direitos das crianças e dos adolescentes com foco na comunicação e participação social.


DOWNLOAD DO ANEXO