Nossa água de cada dia

20/03/2006

Caminhadas, protestos, seminários, inauguração de cisternas, oficinas e outras manifestações marcam a semana da água na Região Sisaleira, no sertão baiano. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água. As questões ligadas a esta temática também farão parte da pauta internacional de debates durante esta semana, visto que o dia 22 de março, foi instituído pela ONU - Dia Mundial da Água.

O Movimento de Organização Comunitária (MOC) integra a Articulação do Semi-Árido (ASA) e desenvolve ações que visam captar e gerenciar água, em especial para a população da Região Sisaleira, onde os constantes períodos de estiagem se configuram um grave problema social.

A construção de cisternas de placas e cisternas de calçadão é uma das ações mais importantes, pois garante água de qualidade para a população do campo beber. A barragem subterrânea é outra experiência que garante água para produção de ortas e convivência com o semi-árido. Mas também é na escola que crianças e professores, através de uma educação contextualizada debatem a qualidade e cuidados com a água que as famílias dispõem.

Seminário - A Semana da Água iniciou com o seminário "Convivência com o Semi-árido com ênfase em Recursos Hídricos", no município de Retirolândia, na segunda-feira (20.03). O encontro teve como objetivo debater com os dirigentes de Associações Comunitárias, novas técnicas de captação e gerenciamento da água, para que tenham subsídios na elaboração de propostas de interferência nos orçamentos públicos, garantindo assim a permanência das famílias em suas propriedades. Adriana Oliveira, jovem multiplicadora de assistência técnica rural, acredita que o encontro reforça as ações municipais de captação e gerenciamento da água. "Este seminário é de primordial importância para a comunidade, pois tem tudo haver com a nossa necessidade".

Segundo Rosiler dos Santos, animadora do Programa da Água do MOC, esse encontro surgiu a partir da necessidade de alguns dirigentes em conhecer as técnicas de convivência com o semi-árido. "É um tipo de evento importante, pois esclarece dúvidas e colabora para que os dirigentes de associações possam colocar as técnicas em prática nas suas respectivas localidades".

Mulheres pedreiras - Ainda em Retirolândia, durante a Semana da Água, doze trabalhadoras rurais serão capacitadas para iniciar a profissão de pedreiras na comunidade de Baixa do Couro. O curso é financiado pela organização internacional Catholic Relief Services (CRS) e pretende estimular a implementação de políticas publicas de geração de trabalho e renda para as mulheres. As pedreiras serão capacitadas em especial para construir cisternas de placas, a exemplo, de outras doze mulheres do município de Teofilândia que até o final de março irão construir 30 cisternas do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), financiado pelo Governo Federal.

Inauguração de cisternas - 60 Cisternas de placas para captação de água da chuva serão inauguradas neste sábado (25.03), às 16h, nas comunidades de Lagoa Ferrada e Açude de Aroeira, em Conceição do Coité. O evento é organizado pela comissão de recursos hídricos do município e terá a participação de dirigentes e lideranças regionais.

Caminhada em Feira de Santana - Um Ato Público promovido pelo Movimento Água é Vida marcará a tarde de quarta-feira (22.03), em Feira de Santana. A ação tem como objetivo conscientizar a população para a questão da água no que diz respeito à preservação dos mananciais e economia do consumo doméstico, além de cobrar das autoridades medidas efetivas de recuperação e de preservação dos mananciais da cidade. "Nós do Movimento Água é Vida já estamos fazendo a nossa parte. Entendemos que um dos grandes vilões das agressões ao Meio Ambiente é a falta de saneamento básico, destruindo e contaminando rios, lagoas, nascente, etc", afirmou Cristina Porto, coordenadora do movimento.

Um estudo realizado pelo movimento constatou a destruição e degradação das nascentes e lagoas do município de Feira de Santana e segundo o sociólogo, Ildes Ferreira, o município está entre os piores no quesito preservação da água. "Em nosso município a água sempre foi um problema, embora não se atentasse para isso. Os três rios (Subaé, Pojuca e Jacuípe) que constituem a Bacia Hidrográfica de Feira de Santana estão totalmente degradados e recentemente o projeto Brasil das Águas, financiado pela Petrobrás, divulgou que o Jacuípe está entre os três rios mais sujos do Nordeste, ao lado do Capibaribe em Pernambuco e do Paraíba em João Pessoa".

A água no Brasil e no mundo - Cerca de 1,2 bilhão de pessoas no mundo não têm água de qualidade para beber; 2,4 bilhões de pessoas não têm serviços sanitários adequados; milhões de crianças morrem a cada ano de doenças causadas por água contaminada, segundo dados da ONU.

Leonardo Boff, teólogo e ambientalista brasileiro, afirmou em seu artigo, intitulado "A água é um direito ou um negócio?", que diariamente morrem de sede seis mil crianças e aproximadamente 18 milhões deixam de ir à escola porque precisam buscar água longe de casa. No que diz respeito à quantidade de água o Brasil é um país privilegiado, pois possui a maior reserva de água doce da Terra, ou seja, 12% do total mundial. No entanto, 20% da população ainda não tem acesso à água potável e da água disponível no mundo 97% é salgada.