Intercâmbio intermunicipal valoriza saberes da agricultura familiar e agroecologia

17/07/2014

Entre os dias 17 e 18 de julho acontecerá mais um intercâmbio intermunicipal do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) em parceria com o Movimento de Organização Comunitária (MOC). No total quarenta e cinco agricultores/as serão envolvidos, oriundos dos municípios de Lamarão, Retirolândia e Riachão do Jacuípe. 

O primeiro destino da delegação será ao município de Caém onde serão conhecidas experiências nas comunidades de Inácio João e Cocho de Dentro. No dia seguinte o grupo visitará a Feira Agroecológica em Jacobina, acompanhado por técnicos do MOC e da ASA e por representante da Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte (Cofaspi). 

Iniciada em 2010, com a participação de quinze agricultores, a Feira Agroecológica é um exemplo da pujança agrícola da região, uma mostra do potencial produtivo do Território Piemonte da Diamantina, no setor. Segundo Robson Aglayton, da Cofaspi, “Para boa parte dos agricultores/as a produção é inicialmente para o consumo familiar e o excedente é comercializado. A oportunidade de ter alimento de boa qualidade, também poder comercializar seus produtos e ter dinheiro semanalmente possibilita investimentos na propriedade, na reforma e ou ampliação de suas casas, aquisição de eletrodomésticos, elevação da autoestima e outros benefícios”. 

Os agricultores familiares da região têm espaço semanal na Feira Agroecológica para comercializar flores, hortaliças, verduras e frutas totalmente livres de agrotóxicos, oportunizando além da garantia de renda,desenvolvimento local sustentável, saúde e segurança alimentar e, principalmente, qualidade de vida para os produtores e consumidores.

O Intercâmbio intermunicipal entre os dois territórios permitirá a troca de saberes e experiências sobre agricultura familiar e agroecologia ente os agricultores/as familiares participantes. É  uma oportunidade para intercâmbio de ideias, conhecimentos e reflexão sobre as práticas desenvolvidas nas propriedades.


DOWNLOAD DO ANEXO