Semiárido Brasileiro celebra 20 mil tecnologias sociais para produção de alimentos

28/05/2014

Aconteceu hoje (28) de maio na comunidade de Saco do Correio, município de Serrinha o encerramento do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) executado através da Articulação Semiárido (ASA) com o patrocínio da Petrobras. O evento celebrou as 20 mil novas tecnologias de captação de água da chuva para produção de alimentos no semiárido brasileiro, implementadas durante o período de um ano. Cerca de mil e duzentos agricultores/as familiares de 210 municípios do semiárido brasileiro participaram do encerramento, junto com representantes do poder público, movimentos sociais e representações da Articulação Semiárido (ASA), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Petrobras. 
 
A parceria teve um investimento de 200 milhões e as tecnologias: barreiro-trincheira, cisterna –calçadão, cisterna- de enxurrada e barragem subterrânea atendem a cerca de 100 mil pessoas, que agora podem guardar a água da chuva para plantar e criar animais. Com a água armazenada nesses reservatórios é possível produzir hortaliças, frutas, verduras e grãos como o milho e o feijão. Alimentos saudáveis,  agroecológicos  sem o uso de agrotóxicos utilizados para a alimentação familiar e cujo o execedente pode  ser comercializado, complementando a renda das famílias.
 

As tecnologias são ações estruturantes para a convivência com o semiárido, assim como outros elementos integrantes do projeto como os bancos de sementes crioulas que promovem o fortalecimento e a preservação das sementes e plantas nativas da região semiárida; os viveiros de mudas que buscam o recatingamento e recobertura da vegetação e também as capacitações dos agricultores/as para a gestão da água e qualificação da produção e as capacitações dos pedreiros e pedreiras para a construção das tecnologias. Há também os intercâmbios de experiências entres os agricultores/as que promovem a troca de experiências, que fortalecem a cultura, os saberes populares e as relações pessoais e o Boletim Candeeiro, baseado na sistematização das experiências dos agricultores e agricultoras que é o principal canal de comunicação de todo esse processo; que conta, noticia e divulga as histórias e as alternativas de um semiárido possível e bom para viver.
 
Parceria -O encerramento da parceria com a Petrobras é mais do que o resultado de 20 mil implementações, é o resultado de que através de ações estruturantes é possível viver e conviver bem com o semiárido. É o resultado de milhares de famílias sendo protagonistas de suas histórias, sujeitas de direitos e donas de suas próprias vidas. Para Naidison Baptista coordenador executivo da ASA e assessor técnico do Movimento de Organização Comunitária (MOC) é um momento para a celebração de um semiárido de gente lutadora, capaz e inteligente.“Estamos celebrando o fato de que o Semiárido é lugar de gente inteligente. Estamos dizendo a todos e todas, ao mundo inteiro, que o Semiárido é lugar de gente lutadora e trabalhadora, capaz e inteligente.’’,afirma.
 
A feira “Expressões da Agroecologia no Brasil” com produtos da agricultura familiar também aconteceu durante o evento, apresentando a diversidade dos produtos da agricultura familiar do semiárido brasileiro, como hortaliças, doces, bolos, beijus, sequilhos e polpas de frutas. A agricultora Auralice Souza de Oliveira participou do evento e celebrou as suas conquistas. Ter água para a produção de alimentos tem permitido a ela e sua família a garantia de uma alimentação saudável e o aumento da renda, através da comercialização dos produtos que sobram. Como a produção é boa, além de alimentar toda a família, ainda é possível comercializar ter uma renda a mais. “Já produzi muita coisa no meu quintal, como alface, aipim e abóbora. O meu desejo é que venha também para outras pessoas também produzirem”, conclui.




DOWNLOAD DO ANEXO