Crianças e Adolescentes do Semiárido trocam experiências e saberes

15/05/2014

Com o objetivo de intercambiar conhecimentos e experiências desenvolvidas nas escolas do campo de 13 municípios do Semiárido baiano, acontecerá na próxima sexta-feira, 16 de maio em Feira de Santana um encontro que reunirá cerca de cem crianças e adolescentes, todas/os moradoras de municípios rurais com atuação do MOC.

Neste ano, o evento chega ao seu quinto ano e buscar valorizar as vozes de crianças e adolescentes. “A nossa ideia é proporcionar momentos de troca de saberes e conhecimentos produzidos entre as crianças e adolescentes das escolas do campo que participam dos projetos Conhecer, Analisar e Transformar (CAT) e Baú e Leitura, ambos desenvolvidos em parceria com as secretarias municipais de educação, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e os movimentos sociais organizados”, afirma Vera Carneiro, Coordenadora do Programa de Educação do Campo do MOC.

O evento acontecerá no Centro Social Urbano (CSU) e irá promover espaços para aprofundar conhecimentos através do incentivo a jogos e brincadeiras cooperativas, valorizando a cultura da região. Além das crianças e adolescentes, educadores/as do campo também fazem parte do público prioritário do intercâmbio. Na programação estão previstas apresentações protagonizadas pelas crianças e adolescentes, oficina de biodança que busca trabalhar a expressão e linguagem corporal, para o desenvolvimento e aprendizado. Outra metodologia é trabalhar com grupos focais, buscando dar voz e vez aos sujeitos envolvidos no processo.

Paralelo à troca de saberes com as crianças e adolescentes, o grupo de educadores/as estará realizando uma avaliação multidimensional, abordando conteúdos e conhecimentos cognitivos, artísticos, sociais, políticos, culturais e sensitivos dos alunos e alunas. “Com este momento junto os/as educadores/as pretendemos avaliar o desenvolvimento de aprendizagem nas escolas do campo, de forma contextualizada em múltiplas dimensões”, finaliza Bernadete Carneiro, técnica do Programa de Educação do MOC.
 


DOWNLOAD DO ANEXO