III Encontro Nacional de Agroecologia acontece na Bahia

09/05/2014

Com o objetivo de discutir a Agroecologia enquanto um modelo sustentável de desenvolvimento acontece de 16 a 19 de maio em Juazeiro (BA) o III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA). Com o lema “Cuidar da Terra, Alimentar a Saúde e Cultivar o Futuro” o evento vai reunir cerca de 2 mil pessoas de todo o país , a maioria agricultores e agricultoras para debater e pautar questões voltadas para a agroecologia, terra e sustentabilidade.

Um espaço de articulação política o ENA é organizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e as diversas entidades que compõem essa rede, além de movimentos sociais do campo, da saúde, da economia solidária e do feminismo. É o resultado de um processo de mapeamento e visitas de experiências através das Caravanas Agroecológicas que iniciaram em 2013 em diversos estados e regiões do país.

Caravanas- Durante o mês de março, no município de Conceição do Coité, a Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia promoveu a visita e a troca de experiências entre os Territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Piemonte da Diamantina. Mais de duzentos agricultores/as familiares estiveram reunidos trocando saberes e pautando questões sobre a agroecologia e desenvolvimento sustentável, agricultura familiar, uso abusivo dos agrotóxicos, conflitos territoriais, a campanha contra as cisternas de plástico, entre outras.

As Caravanas foram experiências vivenciadas pelos agricultores/as que evidenciaram a capacidade da agroecologia em promover o bem-estar dos territórios e das pessoas, em contraponto a outros processos desenvolvidos e opostos aos princípios agroecológicos. A Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia passou pelo território do Sisal; área de grande atuação do Movimento de Organização Comunitária (MOC), e visitou experiências no campo da agricultura familiar, dos bancos de sementes comunitários, preservação do solo e da caatinga e comercialização. Experiências que mostraram as diversas alternativas e possibilidades de viver e conviver bem no semiárido, ao contrário do que muitas vezes é apresentado e divulgado na grande mídia.

O III ENA vêm para fortalecer as experiências das caravanas, pautar, discutir e elaborar propostas de mobilização e articulação junto a sociedade ao poder público.  Para a programação estão previstas palestras e seminários temáticos, todos voltados para responder à pergunta: Por que interessa á sociedade apoiar a agroecologia.

Haverá também a Feira de Saberes e Sabores, espaço aberto aos moradores de Juazeiro e região para comercialização de produtos da agricultura familiar e trocas de experiências. Ao final do encontro será entregue aos representantes do governo uma carta política sobre as discussões nas atividades e demandas do movimento agroeocológico.
 


DOWNLOAD DO ANEXO