Cisternas transformam a realidade de escolas do semiárido

30/12/2013


Há bem pouco tempo atrás, as aulas na Escola Maria Anunciação, comunidade de Macambira município de Serrinha terminavam mais cedo e às vezes nem aconteciam devido à falta de água na escola. A comunidade tem dificuldades de acesso à água e na escola não era diferente. Com tantos alunos e sofrendo com a falta de água era impossível manter as aulas no horário normal e garantir a merenda escolar de qualidade.
 
Atualmente, essa rotina encontra-se diferente. A escola foi contemplada com a cisterna e muitas mudanças aconteceram em poucos meses. Com capacidade para 52 mil litros de água, a cisterna escolar abastece toda a escola e ainda sua água é compartilhada também por membros da comunidade, que também participam no processo de controle e cuidado com a água.
 
O dia- a- dia dos alunos/as mudou. Se antes as aulas terminavam cedo, ou nem aconteciam devido à dificuldade de água, hoje elas seguem no horário normal todos os dias. As crianças e adolescentes frequentam a escola todos os dias, assistindo e participando das aulas. A merenda escolar muitas vezes também não era fornecida; pois sem água o preparo ficava difícil, agora ela é servida todos os dias na escola.
 
Os alunos/as além de terem água limpa e fresquinha da cisterna para beber tem também um cardápio saudável e equilibrado no ambiente escolar. São servidos, além de frutas que são bem lavadas, alimentos como sopas de legumes e verduras, sucos diversos, bolos, beijus e sequilhos.
 
Para Samuel Souza Ribeiro de 08 anos foi muito boa a chegada da cisterna na sua escola. Além de todas as transformações trazidas para o ambiente escolar ele e seus colegas estão aprendendo mais sobre a importância e o cuidado com a água. “Antes sem a cisterna não tinha água para fazer merenda, era muito ruim. A gente tinha que ir para casa dez horas e agora a gente fica o horário certinho na escola. Tem merenda todos os dias e a gente merenda sopa, macarrão, suco, bebe água e outras coisas. A pró fala na sala que a gente deve ter cuidado com a cisterna, cuidar da água.”, afirma.
 
Assim como Samuel, a educadora Aricélia Araújo afirma que a cisterna trouxe um novo ânimo para o espaço escolar. A comunidade têm se aproximado e participado mais da escola. “A chegada da cisterna aqui na escola foi muito bom, porque a gente tem aqui na comunidade um problema muito grande de falta de água. E quando a gente teve essa notícia que íamos ganhar a cisterna, foi muito bom para todos/as. A gente conseguiu trazer a comunidade para escola e foi aquela festança e alegria.
 
A comunidade ajudou a construir a cisterna e fizemos a inauguração com a participação de todos, foi muito bom. Com a cisterna a gente consegue ter merenda todos os dias, e aprender mais sobre os diversos temas”, completa.

A educadora conta ainda, que com a cisterna foi possível trabalhar com os alunos/as mais sobre as questões geográficas, ambientais, de cuidado, controle da água, preservação dos recursos naturais e da própria educação contextualizada com o semiárido. A escola desenvolve ações dos projetos Conhecer, Analisar e Transformar (CAT) e Baú de Leitura e a cisterna só veio para fortalecer esse trabalho e as práticas de convivência com o semiárido com os alunos/as. 
 
“Desde quando começou a capacitação para receber a cisterna, começamos também a trabalhar com os alunos e a comunidade a questão do cuidado com a água, o cuidado com a cisterna, a responsabilidade de olhar a cisterna, não deixar nada em cima e não jogar lixo ao redor. A gente já trabalha com eles há algum tempo e eles já tem a responsabilidade de cuidar da cisterna. Sábado e domingo mesmo que não tem aula, são os alunos e a comunidade que tomam conta da cisterna.
 
Antes tínhamos muita dificuldade aqui na escola. A água caia de 15 em 15 dias, a gente não dava merenda as crianças quando não tinha água, tinha que liberar mais cedo, porque não tinha como fazer merenda. E agora, graças a Deus, as aulas são no horário normal e a gente está vivendo uma felicidade aqui na comunidade.”, completa.
 
Na escola Maria Anunciação, clima melhor de alegria, participação  e de aprendizado não há. É possível ver nos rostos de cada aluno e aluna, a vontade de viver e conviver bem com o semiárido. Na escola, além das aulas das disciplinas normais, há também aula de música, dança e capoeira. Eles/as participam e desenvolvem ações que valorizam a sua realidade e estimulam a auto-estima e a criatividade. Ficar de férias, sem essas atividades na escola é tarefa difícil para muitos deles/as.
 
Após o recesso escolar e a retomada das ações no ano de 2014, a expectativas de todos/as é a implementação da horta escolar. No próximo ano, essa será mais uma atividade que terá a participação de todos os alunos/as. O objetivo é trabalhar com eles/as a importância da agricultura familiar, os princípios da agroecologia e da alimentação saudável. Os alimentos cultivados serão utilizados na produção da própria merenda escolar, o que garantirá uma merenda saudável, feita com água limpa da cisterna e livre de agrotóxicos. 



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