Agricultores/as familiares inauguram Feira Agroecológia em Barrocas

17/12/2013

No dia 14 de dezembro aconteceu a inauguração da Feira da Agroegológia do município de Barrocas, uma iniciativa dos agricultores familiares da comunidade local que antes dividiam espaço do centro de abastecimento com outros feirantes, e agora passam a ter ser próprio espaço.

Durante o evento foi entregue para os agricultores e agricultoras um kit com avental, bonés, caixas e cooler. A feira contou com o apoio do Movimento de Organização Comunitária (MOC) e a parceria da Prefeitura Municipal de Barrocas, através da Secretaria Municipal de Agricultura que adequou o espaço para os agricultores (as) familiares comercialize seus produtos com qualidade.


A feira acontece todos os sábado a partir das 6 horas da manhã, agricultores e agricultoras vendem produtos agroecológicos, livres de agrotóxicos e disponibilizam para os fregueses alface, coentro, couve, quiabo, pimenta, pimentão, abóbora, tomates, melancia, coco, lima, laranja, pepino, temperos naturais, lanches, sucos, artesanatos e outros. “Pra mim e meus colegas esse espaço aqui é uma beleza, é maravilhoso. Estou muito feliz e agradeço a todos do MOC por esse benefício de pensar em nós agricultores.

Esse é o primeiro dia de outros e aqui fica melhor do povo ver a gente. Ficou organizado e muito bonito”, fala dona Terezinha Souza, agricultora da Fazenda Estaleiro.

Maria Edileuza de Jesus, que mora na sede, fala que não apenas os agricultores foram beneficiados, mas também todos os fregueses. “Eu tenho irmã que já vende aqui na feira, e quando eu cheguei e fui procurar me informaram que ela estava do lado de cá, toda bonitona, arrumada. Eu achei muito bom essa arrumação pra os agricultores do nosso município porque a gente sabe e conhece as pessoas que estão vendendo, é mais confiável e porque também são produtos de qualidade que a gente leva pra casa”.
Dona Telma, moradora da sede, relata sobre sua experiência com o consumo de produtos naturais. “Esses produtos naturais não se encontra como os outros, eles duram mais tempo. E a gente sabendo de onde vem e com quem a gente compra é melhor ainda. Eu nunca deixo de comprar com seu Celso. Na minha casa mesmo depois que eu comprei essas hortaliças até minha saúde melhorou, umas doenças que eu tinha acabou. E eu sei que foi a minha alimentação”.

A Feira Agroecológia no município de Barrocas é uma referencia para outros municípios, pois é um exemplo na valorização dos agricultores familiares locais. Segundo Mateus Lima, técnico do MOC. “A feira agroecológica é um meio de comercializar, agregar valores e saberes populares de agricultores (as) além de fortalecer a economia local”.

Para a Lucemi Mota, Secretária Municipal de Agricultura “a parceria feita com o MOC e a Heifer, é um momento de muita alegria principalmente para os agricultores, que terão a partir de hoje um lugar adequado com espaço suficiente para comercializar e tudo isso é fruto de parceiras boas, através das tecnologias de captação de água muitos agricultores de Barrocas tem sua renda e o município cresce. Outro ponto importante que iremos trabalhar é a inserção desses produtos não apenas na feira livre, mas também nas escolas, hospital e todos os espaços públicos no nosso município”.

O município de Barrocas deu um salto importante na valorização dos produtos produzido e colhido especialmente pelas mãos de agricultores/as que lutam e acreditam em uma vida melhor e num semiárido possível.


DOWNLOAD DO ANEXO