Agricultores e agricultoras discutem preservação das sementes crioulas e biodiversidade no semiárido

21/11/2013

Nos dias 21 e 22 de novembro, agricultores e agricultoras dos municípios de Barrocas, Biritinga, Quijingue, Riachão do Jacuípe, Ichu, Retirolândia, Valente, Santa Luz, Araci e Conceição do Coité participam do 1º Encontro Territorial de Agricultores e Agricultoras que acontece no município de Valente, com abertura na Casa Brasil. O evento é realizado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) e tem como tema: Conviver com o semiárido: valorizando a semente da terra.
 
O objetivo é sensibilizar agricultores e agricultoras familiares e suas organizações para a importância da preservação das sementes numa perspectiva da garantia, da soberania e segurança alimentar bem como fortalecer a articulação das experiências desses agricultores e agricultoras para a valorização e preservação das sementes crioulas e biodiversidade.
 
Dividido em eixos temáticos o encontro reunirá os agricultores e agricultoras para discutir os seguintes assuntos: Casas de sementes como resgate da solidariedade (Bancos de Sementes); Estocagem de água enquanto elemento garantidor da biodiversidade; Estocagem de alimento animal; Acesso à terra como direito; O papel da Mulher na preservação e conservação da agrobiodiversidade e as organizações e entidades representativas e o seu papel na convivência com o semiárido.
 
Também haverá barracas para exposições e comercialização de diversos produtos da agricultura familiar como beijus, doces, biscoitos, artesanatos diversos e dentre outros feitos pelos próprios agricultores. 
 
Além de fomentar as articulações de agricultores, agricultoras e organizações o 1º Encontro Territorial propõe a troca de experiências potencializando as oportunidades de um semiárido mais justo e viável.


DOWNLOAD DO ANEXO