ARCO Sertão Bahia é finalista entre seis projetos em prol do desenvolvimento sustentável

06/11/2013

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social foi iniciado no ano de 2001 e completa sua 7º edição este ano. A premiação acontece a cada dois anos, e é um dos principais instrumentos de identificação e certificação de tecnologias sociais que compõem o Banco de Tecnologias Sociais (BTS). Tem como objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional, que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.
 
Ao final da premiação serão concedidos 15 prêmios, no valor total de R$ 800 mil reais, para aplicação na própria tecnologia, distribuídos nas seguintes categorias, Desenvolvimento Sustentável, Gestores Públicos, Juventude, Mulheres, Comunidades Tradicionais, Agricultores Familiares e Assentados da Reforma Agrária e Instituições de Ensino, Pesquisa e Universidades. Dos muitos inscritos apenas seis projetos desenvolvidos em prol do desenvolvimento sustentável e iniciativas de categorias que proporcionam a inclusão socioprodutiva das comunidades tradicionais continuam na disputa pelo prêmio deste ano. A ARCO Sertão Bahia é uma delas.
 
Parceira do Movimento de Organização Comunitária (MOC), a ARCO Sertão é uma associação formada por cerca de 30 empreendimentos econômicos solidários dos Territórios Bacia do Jacuípe, Sisal e Portal do Sertão. Trabalha na busca pela inclusão social e econômica dos empreendimentos através da formação política dos trabalhadores rurais, fortalecendo a comercialização dos produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Os empreendimentos filiados à ARCO Sertão estão distribuídos por 13 municípios localizados no semiárido baiano. São mais de 2.500 agricultores e agricultoras familiares que estão ligados à ARCO e têm acesso ampliado ao mercado, geração de renda e cidadania.

A organização segue firme nessa disputa com o projeto intitulado Fundo Rotativo Solidário: Fortalecendo a Economia Solidaria no Sertão Baiano. Projeto que tem como objetivo contribuir para o empoderamento político, social e econômico dos/as agricultores e agricultoras familiares com a implementação do Fundo Rotativo Solidário para viabilização na estruturação e fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários e para o acesso aos mercados e ampliação na geração de renda. 

“A premiação é muito importante para a organização da ARCO Sertão, pois trará o reconhecimento de um trabalho certificado como tecnologia social, divulgando uma experiência do Fundo Rotativo Solidário, para que futuramente possa ser reaplicada em outros estados e regiões do Brasil”. Diz Gisleide Carneiro, Coordenadora do Fundo Rotativo Solidário. 

No dia 25 de outubro o projeto foi certificado como uma tecnologia social no município de Santa Luz na agência Banco do Brasil, sendo oficialmente reconhecida e certificada. A premiação final será realizada no dia 20 de novembro. A ARCO SERTÃO segue otimista pelo reconhecimento do prêmio e com grande expectativa para o resultado final.


DOWNLOAD DO ANEXO