Juninho Aboiador canta o sertão baiano

19/01/2006

Nascido no povoado de Ipueirinha, em Conceição do Coité, Cosme Pereira de Oliveira Júnior, conhecido como Juninho Aboiador lançou o seu primeiro CD entitulado "Aboios e Toadas do Sisal".

O CD reúne em 13 faixas músicas que retratam a vida do vaqueiro na lida diária com o gado e revalorizam o canto gregoriano do sertão, registrando a realização de um sonho de Juninho Aboiador, neto e bisneto de vaqueiros.

Juninho, que possui apenas 12 anos de idade, tem encantado a Região Sisaleira da Bahia, aboiando, cantando e fazendo versos ecoarem pelo Sertão em grandes eventos realizados pelos movimentos sociais, em programas nas rádios comunitárias e em um vídeo produzido por uma equipe de reportagem da Áustria.

Aboiando a vida

Como a maioria das crianças pobres do sertão, Juninho Aboiador, filho de trabalhador rural, foi obrigado a trabalhar na lavoura de sisal para ajudar no orçamento da família. Depois de ingressar no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Juninho passou a frequentar a escola durante todo o dia e virou um dos grandes destaques da região.

Seu talento foi revelado em 2002 quando gravou uma entrevista e sua primeira música "O PETI" para o Programa Criança em Destaque produzido pelos Jovens Comunicadores. De acordo com a secretária geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Conceição do Coité (STR), Gilca Carneiro, Juninho Aboiador sempre foi um garoto esforçado, inteligente e que se interessa muito por festas de vaqueiros. Em suas apresentações pela região, Juninho Aboiador tem a companhia da irmã Maíse de Oliveira, 14 anos, que toca o berrante.

Em 2004, Juninho Aboiador emocionou a todos durante o Encontro Nacional sobre Trabalho Infantil em Brasília, quando quebrou a programação do evento e cantou o seu primeiro sucesso para o Presidente Lula, que retribuiu com um gesto de carinho.