Diversidades do semiárido brasileiro são apresentadas no 3° Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores

30/10/2013


De 28 a 30 de outubro agricultores e agricultoras de todo o semiárido brasileiro participam no Gardem Hotel em Campina Grande na Paraíba do 3° Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores. O evento é uma realização da Articulação Semiárido Brasileiro e está reunindo cerca de 260 participantes da região semiárida do país desde Minas Gerais até o Maranhão.

Com uma programação diversificada, os agricultores e agricultoras participam da Feira Guardiões da biodiversidade cultivando vidas e Resistência no Semiárido”, que irá acolher durante todo o evento a produção e a diversidade de cores, sabores e expressões culturais de dezenas de comunidades rurais espalhadas pelos dez estados presentes no encontro, de plenárias, oficinas e visitam experiências na região de Campina Grande. Ao todo são 12 experiências visitadas espalhadas pelo pólo da Borborema, do Cariri e do Curimataú.

Uma das experiências visitadas foi a de quintais produtivos na comunidade de Santa Cruz, no município de São Vicente do Seridó, apresentada pelo casal Teresa Rosa Lima e Manoel de Lima, mais conhecidos por Terezinha e Manoelzinho, e por um dos filhos deles, Daniel. A localidade na região do Cariri paraibano é um dos territórios de clima mais seco do estado e que também sofre com a amaeaça do agronegócio e a expansão insdustrial. A família resiste há mais de dois anos sem chuvas. “Quem tem sangue de agricultor não desiste mesmo”, afirma a agricultora


Ao redor da casa da família é possível encontrar diversos canteiros econômicos que produzem alface, cebolinha e coentro, além de fruteiras como acerola, romã, goibada, laranja , limão, coco e laranja, todos carregados de muitos frutos. Uma diversidade de animais como bois, cabras, galinhas e porcos também são criados na propriedade, assim como são encontradas diversas experimentações como a silagem, o banco de sementes comunitário.

A família conta com um poço artesiano e uma cisterna calçadão, de onde tiram parte da água para regar os canteiros. “Usamos a água da calçadão só em muita precisão, porque é uma água que tá ali guardada e sabemos que quando não tiver água em nenhum outro reservatório, ela vai estar lá”, conta seu Manoelzinho. Resistentes e confiantes o casal aposta na convivência com o semiárido para viver , experimentando e trabalhando sempre juntos. É uma parceria que eles têm adquirido muita experiência e colhido bons frutos.


Além da experiência de Dona Tereza e Seu Manoelzinho outras experiências de convivência com o semiárido foram visitadas pelos agricultores e agricultoras na programação do evento. As plenárias e oficinas também foram marcadas por muitas discussões e troca de saberes.


Semiárido Show – Também acontece de 29 de outubro a 1° de novembro em Petrolina o evento Semiárido Show. É um evento também de trocas de experiências entre agricultores e agricultoras do semiárido Nordestino. O Movimento de Organização Comunitária (MOC) participa sendo representado por agricultores e agricultoras acompanhados pela entidade através dos projetos de água para produção de alimentos, entre eles o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).  "A atividade está aproximando ainda mais nós agricultores do semiárido, está tudo maravilhoso e o melhor, estamos aprendendo ainda mais” diz seu Deraldo Carneiro do município de Riachão do Jacuípe.

O SemiáridoShow 2013, reforça uma reflexão sobre os efeitos da seca e priorizam diálogos que permitam ações governamentais mais eficazes na implementação das politícas e ações voltadas para a convivência como semiárido.


Com Informações: Site da ASA – www.asabrasil.org.br

Semiárido Show - http://www.semiaridoshow.com.br


DOWNLOAD DO ANEXO