Livro aborda a educação contextualizada com o semiárido nos currículos municipais de educação

04/10/2013

No dia 08 de outubro, na Universidade Estadual de Feira de Santana, a partir das 14h, será lançado com a participação da sociedade civil, gestores municipais e parceiros/as o livro “Contribuições Para Construção de um Currículo Contextualizado para o Semiárido”. Organizado por Vera Maria Carneiro e Ana Paula Duarte membros do Movimento de Organização Comunitária (MOC), o material tem o objetivo de contribuir na elaboração dos currículos municipais, construindo uma educação do campo de qualidade na perspectiva da valorização e convivência com o semiárido. 

Alguns eixos norteadores para a orientação dos currículos municipais voltados para o contexto do semiárido destacam-se no livro. Aspectos culturais, religiosos, identidade, meio ambiente, inclusão, diversidade, desenvolvimento sustentável, gênero, comunicação e cidadania são abordados pela publicação.

O livro é uma experiência que busca somar e compartilhar conhecimentos na perspectiva de uma educação do campo de qualidade e contextualizada com o semiárido e na implementação de políticas públicas voltadas para a educação. Fortalece também o semiárido, enquanto um lugar onde existem pessoas, sujeitos de direitos, que participam e se identificam com a realidade em que vivem.  Um lugar de indivíduos que se reconhecem como parte desse ambiente e participam de ações de integração e desenvolvimento.“A expectativa é que com o lançamento desse material e com os debates sobre a importância dos municípios estarem (re)construindo seus currículos contextualizados, adequando conteúdos de estudo da realidade da região, se trabalhe de forma interdisciplinar”, completa Vera Carneiro.

O livro “Contribuições Para Construção de um Currículo Contextualizado para o Semiárido” trata-se de uma produção coletiva, junto à sociedade civil, direcionada às reflexões acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais que devam integrar um currículo contextualizado.  É uma conquista que fortalece a educação do campo e será distribuído para as secretarias municipais de educação para orientar na construção dos currículos escolares.

Após a apresentação e lançamento do livro haverá um coquetel para todos/as colaboradores/as, parceiros/as e amigos/as. Será um momento de confraternização coletiva para celebrar os avanços e as conquistas da educação do campo.


DOWNLOAD DO ANEXO