Experiência de Comunicação contribui para o fortalecimento dos direitos das crianças e dos adolescente do semiárido baiano

17/09/2013


No Território do Sisal, região do semiárido baiano uma experiência de comunicação tem contribuído para o fortalecimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. O trabalho desenvolvido através do Projeto Comunicação pelos Direitos é uma iniciativa do Movimento de Organização Comunitária (MOC) com o patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania que busca através da comunicação discutir e desenvolver propostas sobre o contexto dos direitos das crianças e dos adolescentes em comunidades rurais de dez municípios.

Com suas ações pautadas no fortalecimento da mobilização e participação social e na discussão sobre os direitos o projeto tem o envolvimento das comunidades,organizações sociais, educadores/as, jovens comunicadores/as , crianças e adolescentes, conselheiros/as tutelares e conselheiros municipais de direitos. Conta também com o apoio de vinte jovens comunicadores/as, dois por cada município de atuação, que passam por formações nas diversas áreas, especialmente de comunicação e educomunicação.

Outra ação de destaque é o trabalho desenvolvido através das rádio-postes.  Nas comunidades rurais dos dez municípios do CPD existem  rádio postes que veiculam informações sobre a realidade local e os direitos das crianças e dos adolescentes. A rádio tem o envolvimento de todos os atores do projeto e também tem a participação de uma comissão gestora local formada por membros de igrejas, associação, agentes de saúde e lideranças comunitárias. Essa comissão acompanha e colobora com o desenvolvimento e as ações do projeto.

Para o educador Perivaldo da Silva Cunha do município de Valente o trabalho desenvolvido pelo projeto é de grande valia, uma vez que tem o envolvimento dos atores sociais e também a participação e o apoio da escola. Ele avalia também a importância da relação com os conselhos tutelares e os conselhos municipais de direitos dos adolescentes. “A comunidade participa, reconhece e se identifica a partir com as ações”, afirma.


Cinthya Almeida, jovem comunicadora da comunidade de Barra município de Ichu relata que participar do Projeto Comunicação pelos Direitos, permitiu ir além das suas expectativas. Atualmente ela está cada vez mais próxima da sua comunidade, conhece de perto todos os desafios e busca somar esforços para melhorar a realidade onde vive. “Quero aprender cada dia mais, somar esforços para mudar a realidade onde eu vivo, contribuindo sempre para o fortalecimento dos direitos das crianças e dos adolescentes”, completa.

Além de todas essas ações junto às comunidades o Projeto Comunicação pelos Direitos dá início também a aplicação de uma pesquisa sobre a violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. É uma pesquisa que começa a ser aplicada ainda no mês de setembro e têm a participação conjunta de todos os atores envolvidos.Todas as dez comunidades rurais integram essa pesquisa, que busca identificar as principais violações dos direitos das crianças e dos adolescentes. Ela aborda os direitos relacionados à vida, saúde, educação, comunicação, lazer, alimentação, inclusão, entre outros. 


Após finalizada, o resultado  será devolvido e apresentado às comunidades e municípios. Será feita uma sistematização do material, que abordará as principais violações de direitos identificadas em cada localidade. A partir desse retorno estão previstas a criação de planos de ação municipais, com o objetivo de envolver integrantes do poder público e sociedade civil para pautar ações e atividades que realmente contribuam para o fortalecimento e efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes.


DOWNLOAD DO ANEXO