I Feira Solidária será espaço de valorização e comercialização dos produtos da agricultura familiar

05/09/2013

Os agricultores e agricultoras familiares do Estado irão se encontrar para trocar experiências e comercializar produtos durante a realização da I Feira Solidária de Comercialização dos Produtos e Troca de Saberes, que acontece entre os dias 06 e 08 de setembro, na sede do Armazém Arco Central, no município de Serrinha.
 
Além fomentar articulações, o evento promoverá uma troca de experiências entre os agricultores e agricultoras organizados através de cooperativas e associações que estão comercializando seus produtos no armazém. Também será espaço para que possam se desenvolver enquanto empreendedores possuindo também o intuito de organizar e tornar permanente as trocas de mercadorias, serviços e saberes para o desenvolvimento das comunidades.

 “O evento irá contar com atividades das bases de serviços, seminário de avaliação das ações da Arco Sertão, sendo uma construção coletiva onde todos são convidados a ajudar na organização, dar sugestões, criticar e melhorar, um espaço democrático que promove a  união e a comercialização dos produtos”, informou Eleneide Cordeiro, diretora da ARCO, conhecida como Leninha. 


“Para mim e para os empreendimentos filiados à Arco Sertão isso aqui é um sonho realizado, nós sempre brigamos por um espaço para comercialização e agora nós temos”, afirmou Eleneide Cordeiro, a respeito da importância de conquistar um espaço de comercialização idealizado há tanto tempo pelos agricultores familiares que atende atualmente a  a empreendimentos de diversas regiões do estado. 


Também estará participando Wilson Dias, superintendente da agricultura Familiar (SUAF), representantes da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE), e cerca de 60 agricultores/as do semiárido baiano, com produtos dos empreendimentos econômicos solidários.

Regina Dantas de Carvalho, do município Barra do Joça, na região de Vitória da Conquista, já comercializa o produto da cooperativa (COPERBAC), o café, e conta sobre a boa aceitação. “Nosso carro-chefe é a produção de café da agricultura familiar, de grãos 
selecionados, dos nossos cooperados, uma produção agroecológica, especial. Pra gente é uma vitoria conseguir registrar uma marca de café da agricultura familiar”.

Angelita Miranda, da COPAF Serrinha, conta que vem comercializando produtos como a geleia, polpa de frutas, sequilhos, ovos e temperos. “Toda sexta uma cooperada coloca uma barraca da agricultura familiar aqui no armazém, esse espaço é importante por que traz produtos da região toda, não é só Serrinha, foi um novo incentivo para a agricultura familiar da região comercializar os produtos da região”, afirmou Angelita.  


DOWNLOAD DO ANEXO