Serrinha cria Fórum Municipal de Educação do Campo e debate deliberações políticas

09/08/2013


No dia 06 de agosto, terça-feira, aconteceu uma reunião que objetivou a consolidação do Fórum Municipal de Educação do Campo de Serrinha (FOMECS), na sede do Sindicato de Trabalhadores Rurais e Agricultura Familiar (SINTRAF), contando com a participação de representantes da sociedade civil organizada, de universidade, das secretarias municipais de educação, desenvolvimento social e agricultura, coordenações municipais do Projeto CAT – Conhecer, Analisar e Transformar a realidade do campo, do Projeto Baú de Leitura, além do Movimento de organização Comunitária (MOC) e outras organizações.
 
Com a intenção de refletir sobre os avanços e desafios, e aprovar um regimento interno, o FOMECS é uma conquista dos movimentos sociais que lutam por uma educação do campo de qualidade.  O MOC fez uma apresentação inicial do contexto da educação do campo no Brasil e na região do semiárido, abrindo uma roda de diálogos com os/as participantes para que estes avaliassem a educação do município em questão.
 
O SINTRAF de Serrinha está fazendo um diagnóstico nas escolas das comunidades rurais para acompanhar de perto a qualidade da educação, e construirá um Coletivo de Educação do Campo dentro do sindicato para desenvolver ações nessa área, participando de forma mais qualitativa do Fórum e outros espaços de construção de políticas. Nesse sentido, o estabelecimento do Fórum é um avanço no território do sisal e terá a função de acompanhar, propor e fiscalizar as políticas públicas de educação do campo no município. De forma especial, irá cumprir a lei municipal 986/2013, que dispõe sobre as diretrizes básicas da política municipal de educação do campo e contextualizada.
 
Vera Carneiro, coordenadora do Programa de Educação do Movimento de organização comunitária (MOC) diz que a lei que foi publicada no dia 23 de maio de 2013, representa também uma importante conquista para os povos do campo, em especial as crianças e adolescentes. 

Outro avanço no município de Serrinha foi a inserção de duas disciplinas no currículo municipal:  Estudos sobre o Semiárido e Identidade e Cultura. O município também busca a possibilidade de ampliação do Projeto CAT, bem como o Projeto Baú de Leitura, que é uma complementação do CAT nas escolas.
 
Ao final do Fórum definiram-se visitas ao Centro de Educação Tecnológica da Bahia (CETEB) e escolas.  Agendou-se um novo Fórum para o dia 10 de setembro, no qual será escolhida uma coordenação.  
 
Como meta espera-se que o município de Serrinha consiga avançar ainda mais na luta por uma educação do campo de qualidade, fortalecendo os espaços de participação política da sociedade civil e o diálogo com a gestão pública, visando uma melhor qualidade da educação enquanto um direito das crianças, adolescentes, jovens e população do campo, diz Vera Carneiro.


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