Crianças e adolescentes trocam saberes sobre as manifestações populares e culturais do semiárido

21/05/2013


Valorizar o semiárido, seus elementos e suas diversidades culturais é o objetivo do IV Intercâmbio de Troca de Saberes das Crianças e Adolescentes do Campo, que acontece no dia 24 de maio no Centro Social Urbano (CSU) em Feira de Santana. Oitenta crianças de 10 municípios do semiárido baiano participam para trocar experiências sobre as manifestações populares e culturais do semiárido, apresentando as suas diversidades e a realidade dos seus municípios.

Em sua quarta edição consecutiva o Intercâmbio de Crianças e Adolescentes é considerado um sucesso e reúne crianças e adolescentes de escolas do campo que fazem parte dos Projetos Conhecer, Analisar e Transformar (CAT) e Baú de Leitura para apresentarem sobre o contexto e a realidade onde vivem e mostrarem as diversas possibilidades existentes no semiárido que envolvem a história, a  cultura, o meio ambiente da região.

Este ano a programação traz muitas novidades para envolver ainda mais as crianças e os adolescentes. Cada município vai apresentar as suas principais manifestações populares e culturais, através de danças, músicas e dramatizações, protagonizadas pelas crianças e adolescentes. Além disso, diversas outras atividades lúdicas fazem parte da programação a exemplo de: bingo matemático, cineminha sobre convivência com o semiárido e produção de textos e desenhos.

O intercâmbio é uma oportunidade para que as crianças e os adolescentes troquem experiências sobre o lugar em quem vivem, reflitam que o semiárido é um lugar bom para viver e que oferece muitas oportunidades, a partir da concepção de convivência com os seus elementos e aspectos. É também um momento onde eles/as podem se expressar participando das atividades, se envolver com outras colegas, estimulando assim o aprendizado e driblando a timidez, tornando-se mais participativas/as e protagonistas das ações.


Pesquisa – Durante o intercâmbio a professora e pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Socorro Silva, estará aplicando pesquisa e avaliação da UFCG em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) através do Instituto de Cooperação e Pesquisa da Áustria (ICEP) e Fundação Optimus sobre a experiência do Projeto CAT e o trabalho de educação do campo do Movimento de Organização Comunitária (MOC). A partir das experiências apresentadas pelas crianças e adolescentes que participam do intercâmbio ela vai aplicar alguns mecanismos de avaliação para conhecer mais sobre os elementos da educação contextualizada com o semiárido. Ela fará também um grupo focal juntamente com as crianças e adolescentes, para saber sobre a realidade de cada um/a e como a educação contextualizada tem contribuído para o desenvolvimento e o aprendizado nas escolas do campo.


DOWNLOAD DO ANEXO