Sociedade civil reivindica ações e políticas voltadas para a situação da seca

05/04/2013

O Nordeste Brasileiro vive nos últimos tempos umas das maiores secas dos últimos 60 anos. A forte estiagem que atinge mais de 242 municípios baianos, um total aproximado de três milhões de habitantes, já acumula grandes prejuízos na agricultura, na pecuária, no comércio, na saúde pública e no social.

De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), os prejuízos na produção leiteira são de 1,5 milhão de litros/dia. Nesta mesma situação encontra-se 55% da produção de café, 90% da de cebola, 80 da de sorgo (grão aproveitado na ração animal), 50% da de milho, e 70% da de sisal. Mais de 600 mil famílias que vivem no Território do Sisal compartilham dessa mesma situação, que por falta de medidas e políticas públicas a cada dia só se agrava. Dessa forma, a sociedade civil está se mobilizando para reivindicar do Governo medidas e ações estruturantes para amenizar essa situação.
    
No dia 08 de abril será realizado no município de Serrinha, com concentração em frente ao Armazém da Agricultura Familiar um manifesto do Território do Sisal para reivindicar do governo tais medidas. Dentre as principais reivindicações destacam-se o atendimento imediato do aumento do número de carros pipas para a distribuição de água nas propriedades, limpeza, recuperação e ampliação das aguadas, desburocratização do acesso ao crédito emergencial do Pronaf, aumento e agilidade na distribuição de milho feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e também ações estruturantes que permitam a convivência com o semiárido.

Os manifestantes solicitam também a recuperação e construção de fontes de água, assistência técnica e extensão rural continuada, o melhoramento genético dos rebanhos e também a organização e fortalecimento da produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar. A mobilização busca além de tudo a atenção do governo e representações políticas para a situação da estiagem e o olhar sobre a necessidade de políticas públicas voltadas para as necessidades do semiárido.  


A mobilização está prevista para iniciar às 06:00 da manhã da da segunda-feira, com a interdição da pista no sentido Serrinha/ Santa Bárbara, às 07:00 e  encerra às 10:00 da manhã.Vários municípios já confirmaram presença e estão mobilizando o maior número de pessoas para participar. Serão apresentadas faixas e panfletos informativos para sensibilizar a sociedade sobre os motivos da mobilização.




DOWNLOAD DO ANEXO