Grupo de mulheres de Santa Luz recebe premiação Mulheres Rurais que produzem o Brasil Sustentável

13/03/2013

O grupo Mulheres de Fibra, da comunidade de miranda, município de Santa Luz ficou em primeiro lugar na premiação: “Mulheres que Produzem o Brasil Sustentável", organizada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. O concurso destacou 30 iniciativas para o troféu, selecionando dez experiências que obtiveram maiores pontuações e vão receber R$ 20 mil reais cada uma.

A premiação tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho de mulheres do campo e da floresta, por meio da organização produtiva e no fortalecimento da sustentabilidade econômica, social e ambiental. O grupo Mulheres de Fibra é formado por mulheres agricultoras familiares do município de Santa Luz que trabalham com o beneficiamento da fibra do sisal e produzem peças de artesanato como bolsas, tapetes e chapéus.

O grupo integra a Rede de Produtoras da Bahia e é considerado uma experiência de destaque no território, recebendo diversas visitas e convites para participar de eventos e espaços de discussão e participação social.

No ano de 2012 ficou conhecido nacionalmente através de uma reportagem produzida pela equipe do Globo Rural, da TV Globo e vem sendo reconhecido a cada dia pelo trabalho que desenvolve para a geração de renda, organização e autonomia das mulheres rurais.
     
A cerimônia de entrega do prêmio acontece no dia 13 de março em Brasília e será conduzida pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
 
O evento terá a presença de representantes das instituições parceiras da premiação: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e o Banco do Brasil.
 



DOWNLOAD DO ANEXO