Arco Sertão inaugura Central de Comercialização

25/02/2013

Está nascendo uma forma de comercialização mais justa dos produtos da agricultura familiar. É a Central de Comercialização da Arco Sertão – Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que será inaugurada dia 07 de março no município de Serrinha.

O Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária é uma iniciativa da organização dos Empreendimentos Econômicos Solidários articulados em rede que visa viabilizar a comercialização dos produtos. Com o apoio do Governo Estadual da Bahia e Governo Municipal de Serrinha, a iniciativa é uma experiência piloto no Estado da Bahia, que será reaplicada em mais 06 Territórios do Estado, formando as Redes Territoriais agrupadas em uma Rede Estadual.

Diversos serviços como: supermercado, lanchonete, refeitório e salão para a formação e capacitação serão oferecidos pelo Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, todos voltados para o fortalecimento da agricultura familiar e do comércio justo.

A gestão do Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária será feita pela ARCO SERTÃO CENTRAL que tem por objetivo organizar os serviços administrativos, financeiros, econômicos e de comercialização dos produtos em benefício das Cooperativas Associadas e Empreendimentos Parceiros, ofertando acompanhamento aos Empreendimentos Econômicos Solidários através da Base de Serviço Territorial, com o propósito de cumprir sua missão no fortalecimento das práticas da Agricultura Familiar, Economia Solidária e do Desenvolvimento Sustentável.

Para Gisleide Oliveira assessora da Arco Sertão, a Central de Comercialização é mais uma conquista dos empreendimentos econômicos e solidários, que desde 2008 vêm buscando o seu espaço.  “A central é mais um sonho realizado que vai possibilitar a ampliação do acesso ao mercado e fortalecer o comércio justo e solidário dos empreendimentos ligados a Arco e também outras experiências do Estado da Bahia", afirma.


Feira da Economia Solidária- Tem início também no dia 07 de março em Serrinha a Feira da Economia Solidária do Território da Cidadania do Sisal. A Feira vai até o dia 09 de março e tem como objetivo promover a troca de experiências e de saberes entre produtores e agricultores familiares do território de cidadania do Sisal. Haverá espaço para exposição e comercialização de produtos, além de momentos de formação com os empreendimentos econômicos solidários.


DOWNLOAD DO ANEXO